O cão português Bobi viu, esta quinta-feira, ser-lhe retirado o título de mais velho do mundo por parte da Guiness World Records (GWR), devido à inexistência de provas conclusivas sobre a sua idade.
O rafeiro alentejano, que morreu em outubro de 2023, supostamente com 31 anos, tinha visto o organismo que certifica os recordes mundiais atribuir-lhe oito meses antes, em fevereiro do mesmo ano, os títulos de cão mais velho de todos os tempos e de cão vivo mais velho do mundo, agora retirados.
Há pouco mais de um mês, a GWR tinha já suspendido os títulos de Bobi, enquanto decorria uma investigação para avaliar as dúvidas levantadas por vários veterinários, que não acreditavam que o canídeo pudesse ter vivido 31 anos.
Em comunicado citado pela agência espanhola EFE, o diretor de registos da GWR, Mark McKinley, responsável pela investigação que reviu documentos, procurou novas provas e consultou especialistas veterinários e os proponentes da candidatura de Bobi, afirmou que os dados do ‘microchip’ constantes na base de dados portuguesa SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) foram centrais para a decisão tomada.
Mark McKinley afirmou que quando o ‘microchip’ foi colocado em 2022 “nenhum teste de idade foi necessário” para cães nascidos antes de 2008.
Como a declaração veterinária adicional fornecida à GWR como prova da idade do cão também citava informações do ‘microchip’, a entidade certificadora de recordes mundiais “acabou sem qualquer evidência conclusiva que pudesse provar definitivamente a data de nascimento de Bobi”, observou McKinley.
Deste modo, “sem qualquer evidência conclusiva disponível hoje, simplesmente não podemos deixar Bobi como detentor do recorde e afirmar honestamente que mantemos os elevados padrões que estabelecemos para nós mesmos”, vincou o responsável da Guiness World Records.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.