O cão português Bobi viu, esta quinta-feira, ser-lhe retirado o título de mais velho do mundo por parte da Guiness World Records (GWR), devido à inexistência de provas conclusivas sobre a sua idade.
O rafeiro alentejano, que morreu em outubro de 2023, supostamente com 31 anos, tinha visto o organismo que certifica os recordes mundiais atribuir-lhe oito meses antes, em fevereiro do mesmo ano, os títulos de cão mais velho de todos os tempos e de cão vivo mais velho do mundo, agora retirados.
Há pouco mais de um mês, a GWR tinha já suspendido os títulos de Bobi, enquanto decorria uma investigação para avaliar as dúvidas levantadas por vários veterinários, que não acreditavam que o canídeo pudesse ter vivido 31 anos.
Em comunicado citado pela agência espanhola EFE, o diretor de registos da GWR, Mark McKinley, responsável pela investigação que reviu documentos, procurou novas provas e consultou especialistas veterinários e os proponentes da candidatura de Bobi, afirmou que os dados do ‘microchip’ constantes na base de dados portuguesa SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) foram centrais para a decisão tomada.
Mark McKinley afirmou que quando o ‘microchip’ foi colocado em 2022 “nenhum teste de idade foi necessário” para cães nascidos antes de 2008.
Como a declaração veterinária adicional fornecida à GWR como prova da idade do cão também citava informações do ‘microchip’, a entidade certificadora de recordes mundiais “acabou sem qualquer evidência conclusiva que pudesse provar definitivamente a data de nascimento de Bobi”, observou McKinley.
Deste modo, “sem qualquer evidência conclusiva disponível hoje, simplesmente não podemos deixar Bobi como detentor do recorde e afirmar honestamente que mantemos os elevados padrões que estabelecemos para nós mesmos”, vincou o responsável da Guiness World Records.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.