Logo
Regional

Bloco questiona governo sobre situação no Conselho de Administração da ULSAM

14 Dezembro, 2023 | 9:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Bloco de Esquerda, através do seu grupo parlamentar questionou o Governo acerca da situação no conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

No passado dia 17 de outubro foi anunciado, através de comunicado de imprensa, a nomeação do novo administrador da ULSAM. Segundo o comunicado, o novo administrador a tomar posse, Victor Herdeiro, Licenciado em Direito, com uma especialização em Administração Hospitalar, desempenhou o cargo de vice-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), presidiu ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, integrou o Núcleo Executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório, entre outras funções.

A nomeação de Victor Herdeiro era para substituir Franklim Ramos, que é administrador do conselho de administração da ULSAM desde 2014, mandato que findou em 2019, mas o seu mandato foi prorrogado até dezembro de 2021 devido à pandemia COVID-19, mantendo-se até aos dias de hoje no cargo.

Soube-se agora que afinal Victor Herdeiro já não vai tomar posse, que segundo a imprensa local, devido a divergências na constituição da equipa que o acompanhava na direção. No final de outubro autarcas do Alto Minho apelavam à imprensa local que: “Tem de haver uma nova administração. Prolongar no tempo a atual situação não é solução. Só peço urgência e competência na solução que vier a ser tomada”

O Bloco de Esquerda considera preocupante a situação que está a acontecer com a nomeação da nova administração e consideramos inaceitável que se lance um comunicado de imprensa sobre o novo administrador e afinal não reunia as condições necessárias para a tomada de posse.

O Bloco de Esquerda quer explicações detalhadas para saber a razão para não existência da tomada de posse do conselho de administração da ULSAM e como vai agora o ministério proceder aos procedimentos necessários para a nomeação da nova administração.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Entidade Pública Empresarial, constituída pelo decreto-lei 183/2008, de 4 setembro, integra o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e integra 12 centros de saúde e abrange uma população de cerca de 230 mil habitantes. Na USLAM trabalham mais de 2500 profissionais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Santuário do Sagrado Coração de Jesus apresenta presépio tradicional

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.