Logo
Regional

Bloco questiona governo sobre situação no Conselho de Administração da ULSAM

14 Dezembro, 2023 | 9:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Bloco de Esquerda, através do seu grupo parlamentar questionou o Governo acerca da situação no conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

No passado dia 17 de outubro foi anunciado, através de comunicado de imprensa, a nomeação do novo administrador da ULSAM. Segundo o comunicado, o novo administrador a tomar posse, Victor Herdeiro, Licenciado em Direito, com uma especialização em Administração Hospitalar, desempenhou o cargo de vice-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), presidiu ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, integrou o Núcleo Executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório, entre outras funções.

A nomeação de Victor Herdeiro era para substituir Franklim Ramos, que é administrador do conselho de administração da ULSAM desde 2014, mandato que findou em 2019, mas o seu mandato foi prorrogado até dezembro de 2021 devido à pandemia COVID-19, mantendo-se até aos dias de hoje no cargo.

Soube-se agora que afinal Victor Herdeiro já não vai tomar posse, que segundo a imprensa local, devido a divergências na constituição da equipa que o acompanhava na direção. No final de outubro autarcas do Alto Minho apelavam à imprensa local que: “Tem de haver uma nova administração. Prolongar no tempo a atual situação não é solução. Só peço urgência e competência na solução que vier a ser tomada”

O Bloco de Esquerda considera preocupante a situação que está a acontecer com a nomeação da nova administração e consideramos inaceitável que se lance um comunicado de imprensa sobre o novo administrador e afinal não reunia as condições necessárias para a tomada de posse.

O Bloco de Esquerda quer explicações detalhadas para saber a razão para não existência da tomada de posse do conselho de administração da ULSAM e como vai agora o ministério proceder aos procedimentos necessários para a nomeação da nova administração.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Entidade Pública Empresarial, constituída pelo decreto-lei 183/2008, de 4 setembro, integra o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e integra 12 centros de saúde e abrange uma população de cerca de 230 mil habitantes. Na USLAM trabalham mais de 2500 profissionais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 18 Dezembro, 2025

PSP e GNR arrancam hoje com operações de Natal e Ano Novo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.