Logo
Regional

Bloco questiona governo sobre encerramento da fábrica em Arcos de Valdevez

26 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A empresa Coindu S.A., fundada em 1988, dedica-se à produção de capas para assentos de automóveis de marcas como Lamborghini, Audi, BMW, Porsche, Ford, Mini, Suzuki, entre outras. A Coindu S.A., recentemente comprada pelo grupo italiano Masttroto, tem fábricas em Famalicão e Arcos de Valdevez, receitas superiores a 250 milhões de euros e mais de 2.200 funcionários.

Segundo, António Cândido Pinto, presidente do conselho de administração, o grupo obteve mais de 700 milhões de euros, só a fábrica de Joane representou metade desta faturação. O administrador, em declarações à imprensa, no ano passado, apelava que precisava de aumentar a capacidade de produção e que não consiga atrair trabalhadores. Mencionava a intenção de expandir as unidades industriais.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento que a empresa se prepara para o encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez e consequente despedimento de cerca de 350 trabalhadores. Sabemos que o sindicato que representa estes trabalhadores refere que todo este processo foi levado a cabo “sem qualquer informação e consulta aos trabalhadores, numa completa ilegalidade sem que qualquer ação das autoridades competentes”.

A intenção de encerrar a unidade fabril de Arcos de Valdevez não é nova, em 2022, a empresa ponderou encerrar e recebeu ao abrigo do PRR 4 milhões de euros. No ano passado a Coindu despediu 103 trabalhadores.

O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável a forma como uma empresa que não só anuncia falta de mão de obra em 2022, como lhe é aprovada uma recapitalização no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência Nacional, sendo considerada uma empresa viável, pode vir agora efetuar um despedimento coletivo.

No documento entregue na Assembleia da República o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda pretende saber que acompanhamento da situação tem o governo feito, que medidas serão tomadas para assegurar os postos de trabalho dos trabalhadores e que apoios diretos e indiretos tem beneficiado a empresa nos últimos anos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 27 Outubro, 2025

Viana do Castelo celebra ligação cultural entre o Minho e a Galiza

Viana do Castelo recebeu no passado sábado a 5.ª edição do Encontro de Culturas da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o apoio da Câmara Municipal.

Desporto 27 Outubro, 2025

Jorge Sárria recebe Medalha de Bons Serviços da Federação Portuguesa de Futebol

Jorge Sárria, ex-presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, foi distinguido com a Medalha de Bons Serviços pela Federação Portuguesa de Futebol, durante a prestigiada Gala Quinas de Ouro, realizada no sábado em Lisboa.

Política 27 Outubro, 2025

Movimento independente vence repetição das eleições na freguesia de Lara em Monção

O movimento independente “Juntos Por Lara” venceu, este domingo, as eleições repetidas para a Assembleia de Freguesia de Lara, no concelho de Monção, conquistando quatro mandatos contra três do PSD.

Regional 27 Outubro, 2025

“A Mágica do Circo de Natal” chega ao Centro Cultural de Viana do Castelo a 20 de dezembro

O Circo Mágico de Natal vai regressar a Viana do Castelo no próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural da cidade, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Regional 27 Outubro, 2025

Serra Amarela enfrenta ação de reflorestação após incêndio devastador

A Serra Amarela, no Parque Nacional Peneda-Gerês, vai ser palco de uma grande ação de reflorestação no próximo dia 8 de novembro de 2025, depois de ter sido devastada por um dos incêndios mais intensos das últimas décadas. Milhares de hectares arderam durante o verão, mobilizando dezenas de equipas de bombeiros e deixando as comunidades locais em alerta e sofrimento.

Regional 27 Outubro, 2025

Valença recebe “Noite das Criaturas das Trevas” no Mosteiro de Sanfins

O Mosteiro de Sanfins vai ser palco, no próximo dia 1 de novembro, às 17h30, da Noite das Criaturas das Trevas, um percurso noturno que permite aos participantes observar animais que habitam a região durante a noite.

Regional 27 Outubro, 2025

AdAM lança investimento de 4,3 milhões de euros em obras de água e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) vai investir mais de 4,3 milhões de euros em novas obras de abastecimento de água e saneamento em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo, reforçando a aposta na modernização das infraestruturas e na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.