O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
Na sessão pública, que contou com a presença da dirigente bloquista Marisa Matias, o candidato afirmou querer tirar o concelho de uma “realidade medíocre” e pôr fim a uma “sina que o prende ao atraso”. “Temos ganas de falar desta terra e alimentar a vontade de a fazer sair da cepa torta”, declarou Carlos da Torre, perante apoiantes e militantes.
A cerimónia incluiu ainda uma homenagem a Miguel Portas (1958–2012) e Romeu de Sousa (1936–2009), fundador do BE em Viana do Castelo, relembrando as origens do partido na região.
Na sua intervenção, o candidato bloquista sublinhou que o partido irá apresentar “propostas responsáveis”, rejeitando “a demagogia e o populismo”. Carlos da Torre disse não ter uma “fórmula mágica”, mas propôs três prioridades que chamou de “vitaminas D” para o concelho: Democracia, Dignidade e Desenvolvimento.
“Democracia é aprofundar a participação e a transparência; Dignidade é garantir igualdade e enfrentar desigualdades; Desenvolvimento é criar uma estratégia económica diversificada e sustentável, com cultura, ambiente e qualidade de vida no centro da política concelhia”, explicou.

Entre as propostas do BE para o concelho destacam-se ainda o acesso à habitação, o apoio à agricultura biológica, o equilíbrio entre desenvolvimento e proteção ecológica, e a criação de serviços veterinários gratuitos ou com tarifa social para famílias com baixos rendimentos.
Atualmente, o executivo municipal de Viana do Castelo é liderado pelo PS, que tem cinco vereadores. A CDU tem um eleito, assim como um vereador independente (ex-PSD, agora próximo do Chega), e dois vereadores pertencem à coligação PSD/CDS-PP.
Além de Carlos da Torre, já foram formalizadas mais sete candidaturas à Câmara: Luís Nobre (PS, atual presidente), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).
As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).