O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
Na sessão pública, que contou com a presença da dirigente bloquista Marisa Matias, o candidato afirmou querer tirar o concelho de uma “realidade medíocre” e pôr fim a uma “sina que o prende ao atraso”. “Temos ganas de falar desta terra e alimentar a vontade de a fazer sair da cepa torta”, declarou Carlos da Torre, perante apoiantes e militantes.
A cerimónia incluiu ainda uma homenagem a Miguel Portas (1958–2012) e Romeu de Sousa (1936–2009), fundador do BE em Viana do Castelo, relembrando as origens do partido na região.
Na sua intervenção, o candidato bloquista sublinhou que o partido irá apresentar “propostas responsáveis”, rejeitando “a demagogia e o populismo”. Carlos da Torre disse não ter uma “fórmula mágica”, mas propôs três prioridades que chamou de “vitaminas D” para o concelho: Democracia, Dignidade e Desenvolvimento.
“Democracia é aprofundar a participação e a transparência; Dignidade é garantir igualdade e enfrentar desigualdades; Desenvolvimento é criar uma estratégia económica diversificada e sustentável, com cultura, ambiente e qualidade de vida no centro da política concelhia”, explicou.
Entre as propostas do BE para o concelho destacam-se ainda o acesso à habitação, o apoio à agricultura biológica, o equilíbrio entre desenvolvimento e proteção ecológica, e a criação de serviços veterinários gratuitos ou com tarifa social para famílias com baixos rendimentos.
Atualmente, o executivo municipal de Viana do Castelo é liderado pelo PS, que tem cinco vereadores. A CDU tem um eleito, assim como um vereador independente (ex-PSD, agora próximo do Chega), e dois vereadores pertencem à coligação PSD/CDS-PP.
Além de Carlos da Torre, já foram formalizadas mais sete candidaturas à Câmara: Luís Nobre (PS, atual presidente), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).
As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar encerrada ao trânsito entre as 23h00 e as 06h00, até 19 de dezembro, para a instalação das barreiras de proteção à catenária da Linha do Minho. O corte será aplicado apenas em dias úteis, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao Gabinete Eleitoral Municipal, reconhecendo o “empenho, a competência e o profissionalismo” demonstrados durante o processo eleitoral das autárquicas de 12 de outubro.
Viana do Castelo será, de 24 a 26 de outubro, palco da Semana do Atlântico de Optimist, competição que reúne 140 jovens velejadores de Portugal e Espanha.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.