O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
Na sessão pública, que contou com a presença da dirigente bloquista Marisa Matias, o candidato afirmou querer tirar o concelho de uma “realidade medíocre” e pôr fim a uma “sina que o prende ao atraso”. “Temos ganas de falar desta terra e alimentar a vontade de a fazer sair da cepa torta”, declarou Carlos da Torre, perante apoiantes e militantes.
A cerimónia incluiu ainda uma homenagem a Miguel Portas (1958–2012) e Romeu de Sousa (1936–2009), fundador do BE em Viana do Castelo, relembrando as origens do partido na região.
Na sua intervenção, o candidato bloquista sublinhou que o partido irá apresentar “propostas responsáveis”, rejeitando “a demagogia e o populismo”. Carlos da Torre disse não ter uma “fórmula mágica”, mas propôs três prioridades que chamou de “vitaminas D” para o concelho: Democracia, Dignidade e Desenvolvimento.
“Democracia é aprofundar a participação e a transparência; Dignidade é garantir igualdade e enfrentar desigualdades; Desenvolvimento é criar uma estratégia económica diversificada e sustentável, com cultura, ambiente e qualidade de vida no centro da política concelhia”, explicou.
Entre as propostas do BE para o concelho destacam-se ainda o acesso à habitação, o apoio à agricultura biológica, o equilíbrio entre desenvolvimento e proteção ecológica, e a criação de serviços veterinários gratuitos ou com tarifa social para famílias com baixos rendimentos.
Atualmente, o executivo municipal de Viana do Castelo é liderado pelo PS, que tem cinco vereadores. A CDU tem um eleito, assim como um vereador independente (ex-PSD, agora próximo do Chega), e dois vereadores pertencem à coligação PSD/CDS-PP.
Além de Carlos da Torre, já foram formalizadas mais sete candidaturas à Câmara: Luís Nobre (PS, atual presidente), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (PCP/PEV), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).
As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.
A canoagem limiana volta a dar cartas no panorama internacional. Os atletas Rui Lacerda e Ricardo Coelho, naturais de Ponte de Lima, conquistaram hoje o título de campeões do mundo na prova de maratona em C2, no Campeonato do Mundo que decorre em Gyor, na Hungria.
Apesar da derrota por 4-0 frente ao GDR Nun’Álvares, campeão nacional em título, o Santa Luzia FC assinou uma exibição bastante sólida na jornada inaugural da Liga Feminina Placard de futsal, este sábado, em Fafe.
O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais esperados do Festival Viana Bate Forte. A banda HMB atua na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, à 00h30, no emblemático Palco da República, em plena Praça da República, no coração de Viana do Castelo.
O jovem ciclista português Gabriel Baptista, de apenas 20 anos, conquistou este sábado a vitória na oitava e penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, numa chegada ao sprint em Viana do Castelo que confirmou o bom momento da equipa espanhola Technosylva Maglia Bembibre.
Nos dias 7 e 8 de setembro de 2007, Viana do Castelo foi o centro da diplomacia europeia ao receber a reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa da UE.