A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo, reuniu com a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora. Esta reunião teve como ponto principal a remodelação do portinho de Vila Praia de Âncora, reivindicação, com aproximadamente uma década, dos pescadores daquela localidade do concelho de Caminha, e que recentemente, foi posta em causa.
O assoreamento do porto de pesca de Vila Praia de Âncora é um problema que se arrasta há anos, sem que os sucessivos governos atuem de forma célere para que sejam realizadas as necessárias intervenções para garantir as condições para a navegação em segurança. As más condições de navegabilidade no porto de pesca têm impedido os pescadores de sair para o mar em muitos dias nos quais as condições climatéricas são propícias para a sua atividade. Esta situação resulta na redução dos rendimentos dos pescadores e das suas famílias e impede a chegada de pescado fresco à lota local com maior frequência.
A 7 junho de 2024, a dois dias das eleições Europeias, numa reunião com a Secretária de Estado das Pescas, em que esteve presente Liliana Silva, da coligação O Concelho em Primeiro (PSD, CDS, Aliança e PPM), foi garantido aos pescadores e comunicado pela própria coligação de que no Governo “tudo estão a fazer para resolver esta questão, deixando-nos o compromisso que conseguirão submetê-la corretamente, de forma a ser aprovada e não permitirem mais atrasos.”. Ora, é inexplicável como pouco mais de um mês depois, se dê o dito por não dito, e o projeto volte, uma vez mais, à estaca zero.
Este projeto que, para o Bloco de Esquerda, deveria ser prioritário para o desenvolvimento da região, já passou por várias fases, de estudos a apresentações de maquetes. Todo este processo é demonstrativo do esquecimento, falta de interesse e pouco conhecimento das características do Alto Minho, que os sucessivos governos e executivos têm tido em relação à nossa região.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).