A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo, reuniu com a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora. Esta reunião teve como ponto principal a remodelação do portinho de Vila Praia de Âncora, reivindicação, com aproximadamente uma década, dos pescadores daquela localidade do concelho de Caminha, e que recentemente, foi posta em causa.
O assoreamento do porto de pesca de Vila Praia de Âncora é um problema que se arrasta há anos, sem que os sucessivos governos atuem de forma célere para que sejam realizadas as necessárias intervenções para garantir as condições para a navegação em segurança. As más condições de navegabilidade no porto de pesca têm impedido os pescadores de sair para o mar em muitos dias nos quais as condições climatéricas são propícias para a sua atividade. Esta situação resulta na redução dos rendimentos dos pescadores e das suas famílias e impede a chegada de pescado fresco à lota local com maior frequência.
A 7 junho de 2024, a dois dias das eleições Europeias, numa reunião com a Secretária de Estado das Pescas, em que esteve presente Liliana Silva, da coligação O Concelho em Primeiro (PSD, CDS, Aliança e PPM), foi garantido aos pescadores e comunicado pela própria coligação de que no Governo “tudo estão a fazer para resolver esta questão, deixando-nos o compromisso que conseguirão submetê-la corretamente, de forma a ser aprovada e não permitirem mais atrasos.”. Ora, é inexplicável como pouco mais de um mês depois, se dê o dito por não dito, e o projeto volte, uma vez mais, à estaca zero.
Este projeto que, para o Bloco de Esquerda, deveria ser prioritário para o desenvolvimento da região, já passou por várias fases, de estudos a apresentações de maquetes. Todo este processo é demonstrativo do esquecimento, falta de interesse e pouco conhecimento das características do Alto Minho, que os sucessivos governos e executivos têm tido em relação à nossa região.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?