Logo
Regional

Bloco de Esquerda questiona sobre extinção da USF Arquis Nova em Darque

16 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a extinção, este ano, da Unidade de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova, em Darque, Viana do Castelo, criada há mais de 13 anos e com cerca de 10 mil utentes.

No requerimento de 31 de outubro, a que a agência Lusa teve hoje acesso, dirigido à ministra da Saúde, o BE explica que o encerramento daquela unidade foi decidido pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) no início deste ano.

Segundo o BE, a justificação para aquela decisão assentou na recusa, por parte dos médicos, do regime de contratação de dedicação plena.

“O processo de reestruturação iniciou-se em julho de 2024, e implica a integração dos profissionais da USF Arquis Nova na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Darque”, adianta o documento, assinado pela deputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE).

O processo de reestruturação iniciou-se em julho de 2024 e implica a integração dos profissionais da USF Arquis Nova na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Darque.

No início do mês, começou a funcionar a USF Foz do Lima, garantindo médico de família a mais de 1.500 utentes do centro de saúde que não dispunham daquele serviço.

Na altura, fonte da ULSAM adiantou que, no centro de saúde de Darque, em funcionamento há 14 anos, estão inscritos cerca de 26.560 utentes, sendo que mais de 1.500 não tinham garantida cobertura de médico de família.

“A entrada em funcionamento da USF Foz do Lima vem acabar com este problema, dando uma solução há muito reivindicada pelas populações”, referiu.

Para o Bloco, a USF Arquis Nova “apresentava elevados resultados de satisfação dos utentes e objetivos de desempenho que se traduziam na qualidade da prestação dos cuidados aos utentes”.

Aquela “unidade de saúde contava com sete médicos, sete enfermeiros e cinco secretários clínicos, que agora regressarão aos seus serviços de origem”.

“Segundo os profissionais de saúde desta USF, não haverá qualquer benefício com esta reestruturação, e assumem que a prestação de cuidados de saúde aos cerca de 10 mil utentes possa ser prejudicada”, aponta o partido, que adianta que, com a junção com a UCSP de Darque, o número de utentes irá ultrapassar os 18 mil, número máximo que uma UCSP ou USF podem ter”.

Com a junção, adianta o BE, cria-se “uma macrounidade com 19 médicos, 18 enfermeiros e 14 secretários clínicos”.

O Bloco de Esquerda defende que o país “devia estar a caminhar para um reforço dos cuidados primários, capazes de responder a uma população envelhecida e com crescentes necessidades de acesso à saúde, que estejam mais próximos da população, não extinguir aqueles que funcionam com altos níveis de satisfação dos utentes, colocando em causa a saúde das populações”.

O partido pretende saber se o Governo tem conhecimento desta situação e se existiu uma tentativa de substituição destes profissionais de saúde para evitar a extinção da USF.

O BE quer saber por que motivo não foi acolhida a proposta dos profissionais de saúde da extinta USF de criação da UCSP Arquis Nova, em alternativa ao seu encerramento.

O BE questiona ainda sobre o número utentes que ficarão sem médico, como serão garantidas a acessibilidade, qualidade dos cuidados de saúde e a organização da unidade de saúde e, qual será a utilização da infraestrutura da USF Arquis Nova que foi requalificada em 2010.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 31 Janeiro, 2026

Eólica offshore pode criar até 9.400 empregos em Viana do Castelo e na Figueira da Foz

Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC conquista Grande Prémio do Júri na 28.ª Gala “O Minhoto” em Vila Verde

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas da depressão Kristin em Portugal

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com autarquia de Valença

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.