Os bispos das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha esperam da Igreja uma comunicação “proactiva”, certos de que só “antecipação informativa evita as fake news”.
No documento de conclusões do Encontro Ibérico que se realizou em Viana do Castelo, os responsáveis pelo setor das comunicações nas conferências episcopais de Portugal e Espanha sublinham que “quando não há comunicação verdadeira, transparente e oportuna, o espaço é ocupado por rumores”.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de Portugal, reconheceu que, “muitas vezes” a Igreja “vai atrás da agenda em vez de a produzir”, afirmando que é necessário “abrir as suas portas, deixar que a comunicação flua”.
“As duas comissões episcopais reconhecendo isto, não podem deixar de apelar para que as várias estruturas o façam, que a comunicação da Igreja seja não tanto um correr a trás da comunicação de outros, mas tomar a dianteira no sentido de proporcionar aos jornalistas as informações necessárias”, indicou D. Nuno Brás.
No documento de conclusões, os participantes no Encontro Ibérico sublinham a “importância de estar próximo dos profissionais de informação e de facilitar encontros entre a Igreja e os comunicadores, conscientes da sua imprescindível tarefa”.
Como referências para a comunicação eclesial, os bispos de Portugal e Espanham apontam dimensões essenciais como a “escuta que exclui os preconceitos”, o “tempo necessário para uma comunicação de qualidade, o “diálogo como condição para um verdadeiro encontro” e a “análise que faz dos comunicadores interpretes de mundos complexos.
Nas proximidades da jornada de jejum e oração pela paz proposta pelo Papa Francisco para o dia 27, os bispos da comissões de comunicação social de Portugal e Espanha convidam “todos os meios de comunicação social à divulgação desta iniciativa, mostrando mais mensagens de paz do que imagens de guerra”.
“Rezamos pelos jornalistas que trabalham em cenários de guerra e que cumprem uma missão imprescindível numa sociedade livre”, afirma-se no comunicado final.
O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais para as Comunicações Sociais decorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro e teve por tema “Sinodalidade e Comunicação”, apresentado pelos padres Antonio Pelayo, vaticanista espanhol correspondente de vários meios de comunicação de Espanha, e o padre Alexandre Palma, professor da Universidade Católica Portuguesa.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.