Os bispos das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha esperam da Igreja uma comunicação “proactiva”, certos de que só “antecipação informativa evita as fake news”.
No documento de conclusões do Encontro Ibérico que se realizou em Viana do Castelo, os responsáveis pelo setor das comunicações nas conferências episcopais de Portugal e Espanha sublinham que “quando não há comunicação verdadeira, transparente e oportuna, o espaço é ocupado por rumores”.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de Portugal, reconheceu que, “muitas vezes” a Igreja “vai atrás da agenda em vez de a produzir”, afirmando que é necessário “abrir as suas portas, deixar que a comunicação flua”.
“As duas comissões episcopais reconhecendo isto, não podem deixar de apelar para que as várias estruturas o façam, que a comunicação da Igreja seja não tanto um correr a trás da comunicação de outros, mas tomar a dianteira no sentido de proporcionar aos jornalistas as informações necessárias”, indicou D. Nuno Brás.
No documento de conclusões, os participantes no Encontro Ibérico sublinham a “importância de estar próximo dos profissionais de informação e de facilitar encontros entre a Igreja e os comunicadores, conscientes da sua imprescindível tarefa”.
Como referências para a comunicação eclesial, os bispos de Portugal e Espanham apontam dimensões essenciais como a “escuta que exclui os preconceitos”, o “tempo necessário para uma comunicação de qualidade, o “diálogo como condição para um verdadeiro encontro” e a “análise que faz dos comunicadores interpretes de mundos complexos.
Nas proximidades da jornada de jejum e oração pela paz proposta pelo Papa Francisco para o dia 27, os bispos da comissões de comunicação social de Portugal e Espanha convidam “todos os meios de comunicação social à divulgação desta iniciativa, mostrando mais mensagens de paz do que imagens de guerra”.
“Rezamos pelos jornalistas que trabalham em cenários de guerra e que cumprem uma missão imprescindível numa sociedade livre”, afirma-se no comunicado final.
O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais para as Comunicações Sociais decorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro e teve por tema “Sinodalidade e Comunicação”, apresentado pelos padres Antonio Pelayo, vaticanista espanhol correspondente de vários meios de comunicação de Espanha, e o padre Alexandre Palma, professor da Universidade Católica Portuguesa.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.