Logo
Regional

Bispos de Portugal e Espanha: “Só a antecipação informativa evita as fake news”

28 Outubro, 2023 | 9:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os bispos das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha esperam da Igreja uma comunicação “proactiva”, certos de que só “antecipação informativa evita as fake news”.

No documento de conclusões do Encontro Ibérico que se realizou em Viana do Castelo, os responsáveis pelo setor das comunicações nas conferências episcopais de Portugal e Espanha sublinham que “quando não há comunicação verdadeira, transparente e oportuna, o espaço é ocupado por rumores”.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de Portugal, reconheceu que, “muitas vezes” a Igreja “vai atrás da agenda em vez de a produzir”, afirmando que é necessário “abrir as suas portas, deixar que a comunicação flua”.

“As duas comissões episcopais reconhecendo isto, não podem deixar de apelar para que as várias estruturas o façam, que a comunicação da Igreja seja não tanto um correr a trás da comunicação de outros, mas tomar a dianteira no sentido de proporcionar aos jornalistas as informações necessárias”, indicou D. Nuno Brás.

No documento de conclusões, os participantes no Encontro Ibérico sublinham a “importância de estar próximo dos profissionais de informação e de facilitar encontros entre a Igreja e os comunicadores, conscientes da sua imprescindível tarefa”.

Como referências para a comunicação eclesial, os bispos de Portugal e Espanham apontam dimensões essenciais como a “escuta que exclui os preconceitos”, o “tempo necessário para uma comunicação de qualidade, o “diálogo como condição para um verdadeiro encontro” e a “análise que faz dos comunicadores interpretes de mundos complexos.

Nas proximidades da jornada de jejum e oração pela paz proposta pelo Papa Francisco para o dia 27, os bispos da comissões de comunicação social de Portugal e Espanha convidam “todos os meios de comunicação social à divulgação desta iniciativa, mostrando mais mensagens de paz do que imagens de guerra”.

“Rezamos pelos jornalistas que trabalham em cenários de guerra e que cumprem uma missão imprescindível numa sociedade livre”, afirma-se no comunicado final.

O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais para as Comunicações Sociais decorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro e teve por tema “Sinodalidade e Comunicação”, apresentado pelos padres Antonio Pelayo, vaticanista espanhol correspondente de vários meios de comunicação de Espanha, e o padre Alexandre Palma, professor da Universidade Católica Portuguesa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.