O bispo de Viana do Castelo pediu ao Conselho Pastoral Diocesano para enfrentarem “o tempo atual” procurando “sem medo” as linhas de orientação para o futuro, e assinalou a importância de envolver todas “as estruturas” no Jubileu da Diocese.
“A par com a análise da realidade da Igreja e do mundo, no contexto da cultura atual e os desafios que ela provoca na comunidade diocesana, reconhecendo o esforço dos que nos antecederam e deram corpo à Diocese, é de premente exigência que nos projetemos no futuro”, disse D. João Lavrador, informa a Diocese de Viana numa nota enviada à Viana TV.
Na terceira reunião do Conselho Pastoral Diocesano “mais de três dezenas de participantes” refletiram sobre a vida pastoral da diocese do alto-minho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo.
Segundo D. João Lavrador, uma “questão fundamental” que terá de os “inquietar” é o rosto desta Igreja, “as possibilidades e incapacidades em ser comunidade à maneira de Jesus Cristo”.
A Diocese de Viana do Castelo informa que o Conselho Pastoral Diocesano indicou o que impede esta Igreja diocesana de “ser verdadeiramente uma comunidade de discípulos missionários” e selecionou linhas orientadoras de “força pastorais” para os anos de preparação do jubileu diocesano.
“Este tempo de preparação do Jubileu da Diocese deve atingir as estruturas diocesanas, paroquiais, de grupos, associações, irmandades e movimentos”, salientou também o bispo diocesano.
O Conselho Pastoral da Diocese de Viana do Castelo, no momento de discussão, mostrou-se “preocupado” com os jovens e a sua importância na vida da Igreja, com a formação de agentes pastorais, com a promoção da espiritualidade, com o trabalho conjunto e com os momentos de partilha de experiências positivas, assinalando que “isto potenciará a renovação da Igreja diocesana”.
João Lavrador destacou também várias celebrações e encontros, como a celebração do Dia da Diocese, a 5 de novembro, – nesta data o SDPJ – Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Jotas de Viana) promove o encontro ‘O pós-JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e …»’, e realçou a importância da “participação de todos” nas Jornadas Diocesanas de Pastoral, com o tema ‘Igreja de todos para todos: eclesiologia do Papa Francisco’, nos dias 18 de novembro e 1 e 2 de dezembro.
A Diocese de Viana do Castelo informa que, também no dia 18 de novembro e integrada nas Jornadas de Pastoral, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz promove a conferência ‘Quem é o meu próximo?’, entre as 09h00 e as 17h00, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
A nota informa ainda que a próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viana do Castelo realiza-se no dia 24 de fevereiro de 2024.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.