O bispo de Viana do Castelo pediu ao Conselho Pastoral Diocesano para enfrentarem “o tempo atual” procurando “sem medo” as linhas de orientação para o futuro, e assinalou a importância de envolver todas “as estruturas” no Jubileu da Diocese.
“A par com a análise da realidade da Igreja e do mundo, no contexto da cultura atual e os desafios que ela provoca na comunidade diocesana, reconhecendo o esforço dos que nos antecederam e deram corpo à Diocese, é de premente exigência que nos projetemos no futuro”, disse D. João Lavrador, informa a Diocese de Viana numa nota enviada à Viana TV.
Na terceira reunião do Conselho Pastoral Diocesano “mais de três dezenas de participantes” refletiram sobre a vida pastoral da diocese do alto-minho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo.
Segundo D. João Lavrador, uma “questão fundamental” que terá de os “inquietar” é o rosto desta Igreja, “as possibilidades e incapacidades em ser comunidade à maneira de Jesus Cristo”.
A Diocese de Viana do Castelo informa que o Conselho Pastoral Diocesano indicou o que impede esta Igreja diocesana de “ser verdadeiramente uma comunidade de discípulos missionários” e selecionou linhas orientadoras de “força pastorais” para os anos de preparação do jubileu diocesano.
“Este tempo de preparação do Jubileu da Diocese deve atingir as estruturas diocesanas, paroquiais, de grupos, associações, irmandades e movimentos”, salientou também o bispo diocesano.
O Conselho Pastoral da Diocese de Viana do Castelo, no momento de discussão, mostrou-se “preocupado” com os jovens e a sua importância na vida da Igreja, com a formação de agentes pastorais, com a promoção da espiritualidade, com o trabalho conjunto e com os momentos de partilha de experiências positivas, assinalando que “isto potenciará a renovação da Igreja diocesana”.
João Lavrador destacou também várias celebrações e encontros, como a celebração do Dia da Diocese, a 5 de novembro, – nesta data o SDPJ – Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Jotas de Viana) promove o encontro ‘O pós-JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e …»’, e realçou a importância da “participação de todos” nas Jornadas Diocesanas de Pastoral, com o tema ‘Igreja de todos para todos: eclesiologia do Papa Francisco’, nos dias 18 de novembro e 1 e 2 de dezembro.
A Diocese de Viana do Castelo informa que, também no dia 18 de novembro e integrada nas Jornadas de Pastoral, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz promove a conferência ‘Quem é o meu próximo?’, entre as 09h00 e as 17h00, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
A nota informa ainda que a próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viana do Castelo realiza-se no dia 24 de fevereiro de 2024.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.