O bispo de Viana do Castelo pediu ao Conselho Pastoral Diocesano para enfrentarem “o tempo atual” procurando “sem medo” as linhas de orientação para o futuro, e assinalou a importância de envolver todas “as estruturas” no Jubileu da Diocese.
“A par com a análise da realidade da Igreja e do mundo, no contexto da cultura atual e os desafios que ela provoca na comunidade diocesana, reconhecendo o esforço dos que nos antecederam e deram corpo à Diocese, é de premente exigência que nos projetemos no futuro”, disse D. João Lavrador, informa a Diocese de Viana numa nota enviada à Viana TV.
Na terceira reunião do Conselho Pastoral Diocesano “mais de três dezenas de participantes” refletiram sobre a vida pastoral da diocese do alto-minho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo.
Segundo D. João Lavrador, uma “questão fundamental” que terá de os “inquietar” é o rosto desta Igreja, “as possibilidades e incapacidades em ser comunidade à maneira de Jesus Cristo”.
A Diocese de Viana do Castelo informa que o Conselho Pastoral Diocesano indicou o que impede esta Igreja diocesana de “ser verdadeiramente uma comunidade de discípulos missionários” e selecionou linhas orientadoras de “força pastorais” para os anos de preparação do jubileu diocesano.
“Este tempo de preparação do Jubileu da Diocese deve atingir as estruturas diocesanas, paroquiais, de grupos, associações, irmandades e movimentos”, salientou também o bispo diocesano.
O Conselho Pastoral da Diocese de Viana do Castelo, no momento de discussão, mostrou-se “preocupado” com os jovens e a sua importância na vida da Igreja, com a formação de agentes pastorais, com a promoção da espiritualidade, com o trabalho conjunto e com os momentos de partilha de experiências positivas, assinalando que “isto potenciará a renovação da Igreja diocesana”.
João Lavrador destacou também várias celebrações e encontros, como a celebração do Dia da Diocese, a 5 de novembro, – nesta data o SDPJ – Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Jotas de Viana) promove o encontro ‘O pós-JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e …»’, e realçou a importância da “participação de todos” nas Jornadas Diocesanas de Pastoral, com o tema ‘Igreja de todos para todos: eclesiologia do Papa Francisco’, nos dias 18 de novembro e 1 e 2 de dezembro.
A Diocese de Viana do Castelo informa que, também no dia 18 de novembro e integrada nas Jornadas de Pastoral, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz promove a conferência ‘Quem é o meu próximo?’, entre as 09h00 e as 17h00, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
A nota informa ainda que a próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viana do Castelo realiza-se no dia 24 de fevereiro de 2024.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.