O recinto do santuário de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo, encheu-se de cor, na manhã de domingo, para a tradicional Celebração Eucarística de Bênção das Pastas. A Eucaristia, que pela primeira vez foi presidida por D. João Lavrador, congregou largas centenas de estudantes, acompanhados por familiares, amigos, professores e diretores das diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Na sua homilia, o bispo diocesano salientou a importância da missão confiada àqueles que acabam agora os seus cursos: «Toda a vossa preparação académica foi uma capacitação para melhor servir os irmãos, dando preferência aos mais marginalizados, excluídos, pobres e abandonados. Somos interpelados por uma sociedade onde reina a violência, a guerra, na qual tantos gemidos se dirigem aos nossos ouvidos para que os escutemos na esperança de obter da nossa parte uma resposta às suas necessidades».
O bispo de Viana do Castelo pediu, por conseguinte, aos finalistas que sejam peregrinos e semeadores de esperança. Já no final da celebração, o bispo manifestou a sua alegria por ter presidido a esta celebração tão simbólica e referiu que a presença da Igreja junto da comunidade académica do IPVC era uma prioridade pastoral para a diocese.
A celebração, que teve o seu ponto alto com a Oração de Bênção das Pastas, ficou ainda marcada pelo juramento de Nightingale, feito pelos finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde. Presentes na celebração, a Vice-Presidente do IPVC e o Presidente da Federação Académica tiveram palavras de ânimo para com os estudantes finalistas.
A Eucaristia de Bênção das Pastas, organizada pela Federação Académica do IPVC e pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, marcou o início da Semana Académica, que decorre até ao próximo sábado em Viana do Castelo.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.