A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.
Com dezenas de pessoas no centro histórico, o Bispo diocesano lembrou que todos são “portadores de uma história”, convidado à escuta dos “sinais dos tempos”. “Deus interpela-nos e quer uma nova relação com a humanidade, apelando para a renovação da mente e do coração com o olhar para o futuro”, referiu, sublinhando: “Estamos num caminho de transformação para a realidade.”
Recordando as palavras do Papa Francisco, D. João Lavrador afirmou que “é preciso que todos se reconheçam como uma única humanidade”. “Somos herdeiros de um racionalismo que ofuscou as várias dimensões do ser humano e boicotou a capacidade de relação mais profunda e mais abrangente”, alertou, frisando: “Não somos meros espectadores. São tantos e tantos a falar de Deus. Os nossos irmãos debaixo de guerra, os nossos irmãos violentados. Os nossos irmãos que fogem das suas terras. Quem ouve este grito?”
O prelado afirmou ainda que Jesus, através da sua simplicidade e humildade, “abre este caminho estreito”, mostrando “o valor da humanidade”. “As bem-aventuranças são o maior de todos os projetos de transformação”, acrescentou, lembrando: “Não somos meros espectadores e locutores de algo que nos vai substituir na relação com os outros. Somos aqueles que podemos fazer uma relação nova, renovando a inteligência, o coração e firmando o bem e a nossa vontade dos autênticos valores que edificam o ser humano.”
Por fim, convidou os fiéis a trilhar este caminho de “amor e relação com o outro”. “Não podemos ficar pelas saudades de Deus. É preciso discernir os sinais pelos quais Deus nos fala. Temos de ter a capacidade de escuta”, concluiu.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.