A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.
Com dezenas de pessoas no centro histórico, o Bispo diocesano lembrou que todos são “portadores de uma história”, convidado à escuta dos “sinais dos tempos”. “Deus interpela-nos e quer uma nova relação com a humanidade, apelando para a renovação da mente e do coração com o olhar para o futuro”, referiu, sublinhando: “Estamos num caminho de transformação para a realidade.”
Recordando as palavras do Papa Francisco, D. João Lavrador afirmou que “é preciso que todos se reconheçam como uma única humanidade”. “Somos herdeiros de um racionalismo que ofuscou as várias dimensões do ser humano e boicotou a capacidade de relação mais profunda e mais abrangente”, alertou, frisando: “Não somos meros espectadores. São tantos e tantos a falar de Deus. Os nossos irmãos debaixo de guerra, os nossos irmãos violentados. Os nossos irmãos que fogem das suas terras. Quem ouve este grito?”
O prelado afirmou ainda que Jesus, através da sua simplicidade e humildade, “abre este caminho estreito”, mostrando “o valor da humanidade”. “As bem-aventuranças são o maior de todos os projetos de transformação”, acrescentou, lembrando: “Não somos meros espectadores e locutores de algo que nos vai substituir na relação com os outros. Somos aqueles que podemos fazer uma relação nova, renovando a inteligência, o coração e firmando o bem e a nossa vontade dos autênticos valores que edificam o ser humano.”
Por fim, convidou os fiéis a trilhar este caminho de “amor e relação com o outro”. “Não podemos ficar pelas saudades de Deus. É preciso discernir os sinais pelos quais Deus nos fala. Temos de ter a capacidade de escuta”, concluiu.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.