D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.
Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.
Nomeações para o próximo ano pastoral:
– O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S. Sebastião), Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste Tribunal.
– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa Maria).
Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.