Logo
Regional

Bispo de Viana do Castelo anuncia alterações em várias paróquias

19 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.

Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.

Nomeações para o próximo ano pastoral:

O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo  de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por  motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa  Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S.  Sebastião), Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do  Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado  pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S.  Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de  Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de  Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste  Tribunal.

– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa  Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é  dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S.  Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria),  Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da  Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar  pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de  Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é  dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S.  Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do  Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua  Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é  nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa  Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de  Ponte de Lima. 

– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de  Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do  Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino  Superior. 

– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração  da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de  Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do  Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da  Pastoral Litúrgica.

– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de  Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo. 

O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e  limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel),  Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando  pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S.  Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado  da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa  Maria). 

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024 

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Janeiro, 2026

Depressão Ingrid agrava estado do tempo em Viana do Castelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para um agravamento significativo das condições meteorológicas em Viana do Castelo a partir de hoje, quinta-feira, devido à passagem da depressão Ingrid sobre o território continental.

Desporto 21 Janeiro, 2026

Benfica perde em Turim e fica com a tarefa complicada na Liga dos Campeões

O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.

Desporto 21 Janeiro, 2026

AFVC promove primeira reunião de Direção descentralizada em Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Depressão Ingrid traz chuva, neve, vento e forte agitação marítima a Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.

Internacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo leva o turismo à FITUR 2026 em Madrid

Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.

Cultura 21 Janeiro, 2026

Teatro Mochos no Telhado estreia em Paredes de Coura peça sobre imigração e fronteiras

A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe campanha “Viaje Sem Pressa” contra o excesso de velocidade

A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.