D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.
Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.
Nomeações para o próximo ano pastoral:
– O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S. Sebastião), Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste Tribunal.
– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa Maria).
Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.