Logo
Regional

Bispo de Viana do Castelo anuncia alterações em várias paróquias

19 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.

Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.

Nomeações para o próximo ano pastoral:

O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo  de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por  motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa  Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S.  Sebastião), Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do  Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado  pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S.  Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de  Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de  Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste  Tribunal.

– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa  Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é  dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S.  Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria),  Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da  Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar  pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de  Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é  dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S.  Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do  Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua  Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é  nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa  Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de  Ponte de Lima. 

– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de  Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do  Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino  Superior. 

– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração  da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de  Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do  Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da  Pastoral Litúrgica.

– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de  Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo. 

O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e  limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel),  Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando  pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S.  Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado  da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa  Maria). 

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024 

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Vila Praia de Âncora dá hoje Início às Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança

Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.

Música 10 Setembro, 2025

PUTO sobe ao Palco da Erva no Festival Viana Bate Forte este sábado

A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.

Desporto 10 Setembro, 2025

Fernando Pimenta soma seis ouros numa época marcada pela consistência e excelência

O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.

Regional 10 Setembro, 2025

Festival da Pizza regressa a Vila Nova de Cerveira com sabores e sons de Itália

Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.

Regional 10 Setembro, 2025

Biblioteca Municipal de Valença convida famílias a “pedalar”

A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.