D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.
Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.
Nomeações para o próximo ano pastoral:
– O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S. Sebastião), Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste Tribunal.
– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa Maria).
Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.