D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.
Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.
Nomeações para o próximo ano pastoral:
– O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S. Sebastião), Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste Tribunal.
– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa Maria).
Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.