D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.
Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.
Nomeações para o próximo ano pastoral:
– O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S. Sebastião), Arciprestado de Caminha.
– O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste Tribunal.
– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima.
– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S. Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo.
– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa Maria).
Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.