Logo
Regional

Bispo de Viana do Castelo anuncia alterações em várias paróquias

19 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.

Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.

Nomeações para o próximo ano pastoral:

O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo  de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por  motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa  Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S.  Sebastião), Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do  Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado  pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S.  Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de  Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de  Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste  Tribunal.

– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa  Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é  dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S.  Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria),  Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da  Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar  pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de  Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é  dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S.  Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do  Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua  Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é  nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa  Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de  Ponte de Lima. 

– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de  Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do  Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino  Superior. 

– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração  da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de  Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do  Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da  Pastoral Litúrgica.

– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de  Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo. 

O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e  limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel),  Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando  pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S.  Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado  da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa  Maria). 

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024 

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.