Logo
Regional

Bispo de Viana do Castelo anuncia alterações em várias paróquias

19 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

D. João Lavrador, Bispo diocesano de Viana do Castelo, acaba de tornar públicas as nomeações para o próximo ano pastoral.

Aos sacerdotes com novas funções e àqueles que deixam ofícios, a Diocese vianense deixa um” enorme obrigado pela disponibilidade que demonstram no serviço à Igreja”.

Nomeações para o próximo ano pastoral:

O Revdo Padre Fernando Gomes Loureiro é dispensado, por motivo  de saúde, da paroquialidade de Âncora (Santa Maria), Dem (S. Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, por  motivo de saúde e de idade, da paroquialidade de Riba de Âncora (Santa  Maria), Arciprestado de Caminha, e continua pároco de Vile (S.  Sebastião), Arciprestado de Caminha. 

O Revdo Padre Rafael da Costa Gomes, svd, com autorização do  Provincial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é nomeado  pároco de Riba de Âncora (Santa Maria), Âncora (Santa Maria), Dem (S.  Gonçalo) e Freixeiro de Soutelo (S. Martinho), do Arciprestado de  Caminha, e é nomeado Notário do Tribunal Eclesiástico da Diocese de  Viana do Castelo até ao fim do mandato dos restantes membros deste  Tribunal.

– O Revdo Padre José Correia Vilar é dispensado de Capelão da Santa  Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre José António Araújo de Freitas, pároco in solidum, é  dispensado da paroquialidade de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S.  Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria),  Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado Capelão da Santa Casa da  Misericórdia de Ponte de Lima. Ficará também a colaborar  pastoralmente, de acordo com as suas possibilidades, com o Pároco de  Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Miguel José Lopes de Moura, pároco in solidum, é  dispensado, por motivo de saúde, da paroquialidade de Gandra (S.  Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa Cruz do Lima (S. André) e Beiral do  Lima (Santa Maria), Arciprestado de Ponte de Lima. 

O Revdo Padre Carlos Oliveira Lopes, com autorização de Sua  Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Aire et Dax (França), é  nomeado pároco de Gandra (S. Martinho), Gemieira (S. Tiago), Santa  Cruz do Lima (S. André) e Beiral do Lima (Santa Maria), Arciprestado de  Ponte de Lima. 

– O Revdo Padre Christopher Vaz de Sousa é dispensado de  Administrador Paroquial de Neiva (S. Romão), Arciprestado de Viana do  Castelo, e de Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino  Superior. 

– O Revdo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira continua a elaboração  da tese doutoral e é nomeado pároco Neiva (S. Romão), Arciprestado de  Viana do Castelo, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do  Ensino Superior e Director-Adjunto do Secretariado Diocesano da  Pastoral Litúrgica.

– O Revdo Padre José Manuel Afonso Alves, continuando pároco de  Deocriste, é nomeado pároco de Vila Franca (S. Miguel) e Portela Susã (Divino Salvador), Arciprestado de Viana do Castelo. 

O Revdo Mons. António Fernandes Alves, por idade avançada e  limitações de saúde, é dispensado de pároco de Alvarães (S. Miguel),  Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre José Domingos Leal Meira da Rocha, continuando  pároco de Vila de Punhe (S. Eulália), é nomeado pároco de Alvarães (S.  Miguel), Arciprestado de Viana do Castelo. 

– O Revdo Padre Domingos Lourenço Vieira, a seu pedido, é dispensado  da paroquialidade de Afife (S. Cristina e S. Silvestre) e Carreço (Santa  Maria). 

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2024 

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Novembro, 2025

Ponte de Lima entre os municípios com melhor eficiência financeira do país

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.

Regional 20 Novembro, 2025

Comédias do Minho levam oficinas de teatro a Paredes de Coura para reforçar inclusão social

As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.

Música 20 Novembro, 2025

Ponte da Barca afirma-se como território de música e formação artística

O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Matilde Silva estreia-se pela Seleção Nacional Sub-15 feminina

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.

Cultura 20 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo apresenta hoje duas propostas internacionais

Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.

Regional 20 Novembro, 2025

Vila Nova de Anha volta a celebrar sabores minhotos no Festival de Sopas e Petiscos

Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.

Regional 20 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe conferência sobre Cidades Portuárias e Economia Azul

Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.