Logo
Cultura

Bilhetes dos teatros nacionais a metade do preço para jovens até 25 anos

13 Outubro, 2024 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os jovens até aos 25 anos vão passar a ter desconto de 50 por cento no acesso aos teatros nacionais, no âmbito das medidas "Acesso/Democratizar a Cultura", integradas num conjunto aprovado em Conselho de Ministros.

O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, no final da reunião Governo que aprovou um total de 25 medidas para o setor, em áreas da formação e criação cultural e artística, preservação e valorização do património, numa perspetiva de reforço de programas existentes, como afirmou.

Segundo Dalila Rodrigues, trata-se de “um conjunto bastante diversificado de medidas” que têm por objetivo “garantir de uma forma dinâmica uma atividade que valorize efetivamente a cultura e alargue não apenas a oferta mas tambem o consumo cultural”.

“As taxas de participaçao são muito baixas, muito reduzidas e temos de obstar a essa frente”, disse Dalila Rodrigues na conferência de imprensa que sucedeu a reunião do Governo.

Os descontos de bilheteira agora anunciados, para jovens até aos 25 anos, abrangem os teatros nacionais D. Maria II, São João, São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado/Teatro Camões, e preveem igualmente o acesso gratuito de docentes e alunos a visitas e espetáculos nestas estruturas, no âmbito das visitas escolares.

Os 37 museus, monumentos e palácios tutelados pelo Ministério da Cultura, que têm em vigor, desde 01 de agosto, a possibilidade de serem visitados gratuitamente 52 dias por ano, no âmbito do regime “Acesso 52”, vão passar também a abrir portas a artistas e criadores com o Estatuto de Profissionais da Cultura.

O conjunto hoje anunciado congrega igualmente ações que passam pela revisão da lei do preço fixo do livro e o reforço do acervo das bibliotecas, a criação, com fundações, de 116 bolsas de residências artísticas alargadas à países de língua oficial portuguesa, o reforço de apoio a bandas filarmónicas e orquestras regionais, e a “desburocratização e flexibilização dos procedimentos de apoio ao cinema e ao audiovisual”.

O Governo não adiantou custos financeiros destas medidas, nem quando entram prática, nem avançou elementos específicos de projetos e regimes, abrangidos por este conjunto.

A lista de 25 medidas inclui outras ações já anunciadas, como a proposta de Lei de Mecenato Cultural, a entregar no Parlamento, e a criação de Unidades Patrimoniais do Território, em instâncias tuteladas pela Cultura, intenção que Dalila Rodrigues já avançara no Dia dos Museus.

O relançamento do programa de investigação “Ciência e Património”, a “campanha de investigação” “Estudos de Acervos e Arquivos”, com sede no Museu de Etnologia, e a futura criação do Centro de Estudos e Planeamento “Património/Alterações climáticas e planos de mitigação”, sediado no Palácio Nacional da Ajuda, fazem também parte do conjunto hoje apresentado.

Na abertura da conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciara um aumento “em redor dos 20%” do valor destinado à Cultura na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), a entregar na quinta-feira, no Parlamento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.

Regional 3 Dezembro, 2025

Viana do Castelo aposta no enoturismo como motor de desenvolvimento turístico

Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.

Cultura 3 Dezembro, 2025

Festival de Dança vai animar Viana do Castelo entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.