O Município de Valença marca presença na 6ª edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia – Bienal de Causas, acolhendo uma exposição na antiga Alfândega até 29 de junho.
A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, até 29 de junho.
Esta iniciativa, que promove a arte contemporânea como forma de intervenção social, reúne 49 artistas de seis países, num diálogo entre criadores locais, regionais e internacionais. A exposição, multidisciplinar, inclui pintura, escultura, desenho, ilustração e fotografia, reforçando a missão da Bienal de usar a arte para “denunciar as crueldades e o drama do mundo”.
O polo expositivo de Valença, que terá como curadora da exposição, Rosalina Santos, destaca-se pela parceria entre a Câmara Municipal e a Cooperativa Cultural – Artistas de Gaia, valorizando o território através da cultura e ocupando um espaço emblemático – a antiga Alfândega, situada junto à Ponte Internacional e na rota dos Caminhos de Santiago.
A Bienal Internacional de Arte de Gaia, criada e dirigida por Agostinho Santos, é um evento artístico que se destaca pela sua vertente social e intervenção através da arte. Sob o lema “a Arte é uma arma”, a Bienal desafia os artistas a refletirem sobre questões globais, denunciando injustiças e promovendo causas sociais através das suas obras.
Nesta 6ª edição, a Bienal mantém o seu foco na descentralização da arte, levando exposições a vários municípios, reunindo cerca de 400 artistas e 55 mostras até 12 de julho.
Valença estreia-se nesta edição como um dos 15 polos descentralizados, trazendo a arte contemporânea para um espaço histórico: a antiga Alfândega. Este edifício, outrora um posto fronteiriço, ganha nova vida como palco de expressão artística, reforçando a ligação entre património e cultura.
A exposição de Valença contará com 49 artistas de 6 nacionalidades, incluindo nomes consagrados e emergente, obras em pintura, escultura, desenho, ilustração e fotografia e diálogos constantes entre artistas locais, da região e convidados internacionais sobre temas que refletem causas sociais, políticas e ambientais, alinhados com o espírito da Bienal.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.
A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.
No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.
A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).