O Município de Valença marca presença na 6ª edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia – Bienal de Causas, acolhendo uma exposição na antiga Alfândega até 29 de junho.
A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, até 29 de junho.
Esta iniciativa, que promove a arte contemporânea como forma de intervenção social, reúne 49 artistas de seis países, num diálogo entre criadores locais, regionais e internacionais. A exposição, multidisciplinar, inclui pintura, escultura, desenho, ilustração e fotografia, reforçando a missão da Bienal de usar a arte para “denunciar as crueldades e o drama do mundo”.
O polo expositivo de Valença, que terá como curadora da exposição, Rosalina Santos, destaca-se pela parceria entre a Câmara Municipal e a Cooperativa Cultural – Artistas de Gaia, valorizando o território através da cultura e ocupando um espaço emblemático – a antiga Alfândega, situada junto à Ponte Internacional e na rota dos Caminhos de Santiago.
A Bienal Internacional de Arte de Gaia, criada e dirigida por Agostinho Santos, é um evento artístico que se destaca pela sua vertente social e intervenção através da arte. Sob o lema “a Arte é uma arma”, a Bienal desafia os artistas a refletirem sobre questões globais, denunciando injustiças e promovendo causas sociais através das suas obras.
Nesta 6ª edição, a Bienal mantém o seu foco na descentralização da arte, levando exposições a vários municípios, reunindo cerca de 400 artistas e 55 mostras até 12 de julho.
Valença estreia-se nesta edição como um dos 15 polos descentralizados, trazendo a arte contemporânea para um espaço histórico: a antiga Alfândega. Este edifício, outrora um posto fronteiriço, ganha nova vida como palco de expressão artística, reforçando a ligação entre património e cultura.
A exposição de Valença contará com 49 artistas de 6 nacionalidades, incluindo nomes consagrados e emergente, obras em pintura, escultura, desenho, ilustração e fotografia e diálogos constantes entre artistas locais, da região e convidados internacionais sobre temas que refletem causas sociais, políticas e ambientais, alinhados com o espírito da Bienal.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.