A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira realiza-se entre hoje e 30 de dezembro, com um convite para artistas e pensadores refletirem sobre a Liberdade e tem 56 obras de 12 países em concurso, revelou a organização.

“Sob o tema És Livre?, Vila Nova de Cerveira [no distrito de Viana do Castelo] será palco deste evento dedicado à produção artística contemporânea para apresentar 160 obras, de 120 artistas de 20 países”, descreve a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, numa nota de imprensa.
No concurso internacional vão ser apresentadas 56 obras e cinco intervenções de 51 artistas de 12 países.
Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Itália, Moldávia, Nigéria, Portugal, Turquia são as nacionalidades representadas.
Foram inscritas para o concurso internacional da XXIII BIAC 469 candidaturas de 477 artistas de 32 países, num total de 658 obras e intervenções, indica a organização.
“Assinalando 46 anos, a bienal de arte mais antiga da Península Ibérica convida artistas, pensadores e públicos a refletir em torno do tema da Liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, fundada em 1978”, destaca a Fundação.
Com direção artística de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, o evento inclui uma homenagem a Isabel Meyrelles, a exposição do concurso internacional e artistas convidados, projetos curatoriais, bem como o projeto “Livre Trânsito”, com residências artísticas em todas as freguesias de Vila Nova de Cerveira.
A isto, somam-se o ciclo de conferências internacionais sobre o tema da “Liberdade”, ateliês livres, visitas orientadas, entre outras ações.
Com curadoria de Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, a exposição Isabel Meyrelles – Ser Livre e “pretende dar a conhecer a vida e obra da poeta, tradutora, escultora e criadora de objetos surrealistas”, nascida em 1929.
“Composta por cerca de 40 obras, a exposição compreende todas as fases da artista onde se evidencia a presença da influência surrealista, que se reflete também na sua poesia.
Em 2019 doou à Fundação Cupertino de Miranda um núcleo importante da sua obra, complementando o acervo já presente na instituição, o que irá permitir apresentar nesta exposição a artista de uma forma mais completa”, observa a organização.
A exposição dos artistas convidados vai estar no espaço da Galeria Bienal de Cerveira, no centro da vila, e “parte igualmente do desafio de pensar a liberdade”, com curadoria de Mafalda Santos.
A mostra reúne obras de pintura, desenho, vídeo, fotografia, instalação, organizadas segundo diferentes núcleos que estabelecem ligações e narrativas cruzadas. Oriundos de países como os Estados Unidos, a Dinamarca, Portugal, Brasil, Espanha, Angola e Moçambique.
Os trabalhos dos concorrentes selecionados vão estar expostos no Fórum Cultural de Cerveira e estarão sujeitos aos Prémios Aquisição Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, no valor de 20 mil euros, e a um Prémio Revelação do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no montante de 1.250 euros.
A iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade” (2023 – 2026 – Apoio Sustentado – Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e que a FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.
O Município de Valença está a liderar um processo que poderá resultar na criação de uma nova sub-região da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, abrangendo os concelhos de Valença, Caminha, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. A iniciativa ganhou novo impulso após a realização da terceira edição dos Vinhos do Atlântico – Festa da Ribeira Minho, que decorreu nos dias 5 e 6 de junho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do dispositivo de vigilância e prevenção de incêndios rurais em todo o território continental, na sequência das previsões meteorológicas que apontam para uma subida acentuada das temperaturas, vento forte e baixos níveis de humidade nos próximos dias.
O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.
Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.