A portuguesa Marta Paço, bicampeã mundial de surf adaptado, na categoria VI 1 (cegos), realçou que quer repetir este ano os triunfos alcançados em 2021 e 2022, quando conquistou o ouro na Califórnia, Estados Unidos (EUA).
“Esse será sempre o meu objetivo máximo, vencer o campeonato da ISA (Associação Internacional de Surf), que dá a conhecer todos os anos os campeões do mundo. Mas este é também o ano em que se vai decidir se o surf adaptado, tal como aconteceu com o surf, entra nos Jogos Paralímpicos e, obviamente, seria um sonho participar naquela que é a grande festa do desporto”, disse à Lusa a atleta do Surf Clube de Viana do Castelo.
Marta Paço falava à margem da primeira edição da Buondi Surf é Terapia, iniciativa dedicada à temática da saúde mental, que decorreu na Praia de São João da Caparica, e que contou com a participação de João Francisco Lima (moderador), da ex-campeã nacional de surf Teresa Abraços (1996), da Associação Portuguesa de Surf Adaptado, de Ema Envagelista, da Wave by Wave, do surfista profissional João Kopke, e do ator José Mata.
Depois de conquistar o lugar mais alto do pódio nas últimas duas edições do Mundial, em Pismo Beach, na Califórnia, Marta Paço, de 18 anos, continua os treinos diários para atacar a medalha de ouro na prova que vai decorrer, em novembro, em Huntington Beach, apontando para a importância da criação do circuito português de surf adaptado, já em 2023, para o desenvolvimento da modalidade.
“Em Portugal, o surf adaptado está a nascer, existe há poucos anos, cerca de seis, sete anos, e este ano vamos ter pela primeira vez o campeonato nacional, que será um passo muito importante para o desporto se desenvolver”, referiu a surfista.
A nível europeu, a última competição foi em 2019, em Viana do Castelo, e este ano vai haver prova em Espanha, entre 3 e 7 de julho. “Vou participar. Fui campeã em 2019 e este ano o objetivo é revalidar o título”, lançou a atleta treinada por Tiago Prieto.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.