Logo
Desporto

Bicampeã mundial Marta Paço aponta surf adaptado a Los Angeles 2028

7 Setembro, 2023 | 10:50
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

A vianense Marta Paço, bicampeã mundial e europeia de surf adaptado, na categoria VI 1 (cegos), aceita a ausência da modalidade dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas destaca a importância da sua introdução em Los Angeles 2028.

“A entrada do surf adaptado no Jogos Paralímpicos de 2028 ainda não está confirmada, mas seria sem dúvida um grande passo para a modalidade”, disse a atleta do Surf Clube de Viana do Castelo, considerando que “já era esperada” a ausência do surf adaptado das Olimpíadas do próximo verão.

A surfista que, com apenas 18 anos, já conquistou o ‘ouro’ mundial na categoria VI 1 (cegos) em 2021 e 2022, na Califórnia, Estados Unidos, e revalidou em julho o título europeu na Galiza, Espanha, após igual sucesso em 2019, sublinhou que “é necessário um pouco mais de tempo para que a modalidade, que é ainda muito recente, se possa consolidar” a nível mundial.

“É algo que começa agora a acontecer. Como se tem registado um aumento considerável do número de praticantes e do número de eventos competitivos, acredito que a entrada do surf adaptado nos Jogos Paralímpicos venha a acontecer muito em breve”, lançou a jovem treinada por Tiago Prieto, selecionador português que conduziu a equipa das ‘quinas’ a vice-campeã europeia há menos de dois meses, com um total de sete medalhas, apenas superada pela campeã Espanha.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

SC Vianense tem sete jogos de pré época marcados

O SC Vianense já iniciou os trabalhos para a temporada 2024/25. Com o objetivo de voltar a subir à Liga 3, a equipa orientada por Pedro Lomba já começou a treinar e já tem definidos os jogos de pré temporada. A 20 de julho realiza o primeiro teste na Póvoa de Varzim frente à equipa local, depois, todos os outros jogos vão realizar-se no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.