As 10 bibliotecas municipais do Alto Minho aderiram à BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital, um inovador serviço de empréstimo de livros digitais e audiolivros que está disponível ao público desde 27 de janeiro.
Esta nova plataforma pode ser acedida através do endereço https://www.biblioled.gov.pt.
Com esta adesão, os leitores das bibliotecas municipais do Alto Minho passam a ter acesso a um diversificado catálogo de obras digitais, de forma gratuita. Para usufruir deste serviço, basta estar registado como leitor numa das bibliotecas municipais da região e utilizar o respetivo número de leitor para aceder à plataforma.
O objetivo da BiblioLED é fomentar os hábitos de leitura, promover a literacia digital e assegurar a oferta de serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, complementando o atendimento presencial com uma solução moderna e acessível, que responde às necessidades de um público cada vez mais diversificado.
Permanentemente acessível, a BiblioLED pode ser acedida através de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, em todo o país. Para maior personalização, os utilizadores podem ajustar o modo de leitura, o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.
A adesão das bibliotecas do Alto Minho à plataforma resulta do protocolo assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto representante dos municípios que figuram no território e que integram, em simultâneo, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), entidade coordenadora da rede.
Este novo serviço marca mais um passo na modernização e na valorização da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM), representando uma oportunidade única para os utilizadores da região explorarem um vasto acervo digital, com a conveniência e a acessibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias. Neste momento, as bibliotecas da RIBAM contam com 1543 títulos disponíveis na plataforma, 58 leitores inscritos e 77 empréstimos desde ontem à tarde.
Os interessados podem obter mais informações junto da sua biblioteca municipal ou explorando diretamente o catálogo da BiblioLED online.
Esta iniciativa é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.