As 10 bibliotecas municipais do Alto Minho aderiram à BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital, um inovador serviço de empréstimo de livros digitais e audiolivros que está disponível ao público desde 27 de janeiro.
Esta nova plataforma pode ser acedida através do endereço https://www.biblioled.gov.pt.
Com esta adesão, os leitores das bibliotecas municipais do Alto Minho passam a ter acesso a um diversificado catálogo de obras digitais, de forma gratuita. Para usufruir deste serviço, basta estar registado como leitor numa das bibliotecas municipais da região e utilizar o respetivo número de leitor para aceder à plataforma.
O objetivo da BiblioLED é fomentar os hábitos de leitura, promover a literacia digital e assegurar a oferta de serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, complementando o atendimento presencial com uma solução moderna e acessível, que responde às necessidades de um público cada vez mais diversificado.
Permanentemente acessível, a BiblioLED pode ser acedida através de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, em todo o país. Para maior personalização, os utilizadores podem ajustar o modo de leitura, o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.
A adesão das bibliotecas do Alto Minho à plataforma resulta do protocolo assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto representante dos municípios que figuram no território e que integram, em simultâneo, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), entidade coordenadora da rede.
Este novo serviço marca mais um passo na modernização e na valorização da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM), representando uma oportunidade única para os utilizadores da região explorarem um vasto acervo digital, com a conveniência e a acessibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias. Neste momento, as bibliotecas da RIBAM contam com 1543 títulos disponíveis na plataforma, 58 leitores inscritos e 77 empréstimos desde ontem à tarde.
Os interessados podem obter mais informações junto da sua biblioteca municipal ou explorando diretamente o catálogo da BiblioLED online.
Esta iniciativa é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.