As 10 bibliotecas municipais do Alto Minho aderiram à BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital, um inovador serviço de empréstimo de livros digitais e audiolivros que está disponível ao público desde 27 de janeiro.
Esta nova plataforma pode ser acedida através do endereço https://www.biblioled.gov.pt.
Com esta adesão, os leitores das bibliotecas municipais do Alto Minho passam a ter acesso a um diversificado catálogo de obras digitais, de forma gratuita. Para usufruir deste serviço, basta estar registado como leitor numa das bibliotecas municipais da região e utilizar o respetivo número de leitor para aceder à plataforma.
O objetivo da BiblioLED é fomentar os hábitos de leitura, promover a literacia digital e assegurar a oferta de serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, complementando o atendimento presencial com uma solução moderna e acessível, que responde às necessidades de um público cada vez mais diversificado.
Permanentemente acessível, a BiblioLED pode ser acedida através de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, em todo o país. Para maior personalização, os utilizadores podem ajustar o modo de leitura, o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.
A adesão das bibliotecas do Alto Minho à plataforma resulta do protocolo assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto representante dos municípios que figuram no território e que integram, em simultâneo, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), entidade coordenadora da rede.
Este novo serviço marca mais um passo na modernização e na valorização da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM), representando uma oportunidade única para os utilizadores da região explorarem um vasto acervo digital, com a conveniência e a acessibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias. Neste momento, as bibliotecas da RIBAM contam com 1543 títulos disponíveis na plataforma, 58 leitores inscritos e 77 empréstimos desde ontem à tarde.
Os interessados podem obter mais informações junto da sua biblioteca municipal ou explorando diretamente o catálogo da BiblioLED online.
Esta iniciativa é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.