"Das histórias de vida ao olhar sobre a saúde" é o tema da seguinte conferência que terá lugar na sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, no dia 23 de março, pelas 17h00. Integrada no Ciclo de Estudos “O que é a saúde?”, organizado pelo Centro de Estudos Regionais, Maria de La Salete Calvinho será a convidada de honra da sessão.
Docente de enfermagem na Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desde 2002, Maria de La Salete Calvinho foi enfermeira no Hospital de Santa Luzia, em Viana. Licenciada em enfermagem, mestre em comunicação em saúde e doutorada em psicologia, no ramo da psicologia clínica e da saúde, tem dedicado a sua investigação às questões da violência conjugal contra a mulher, entre outros temas.
Esta é a sétima conferência realizada no âmbito do XII Ciclo de Estudos “O que é a Saúde?”, sendo o acesso gratuito e não carecendo de qualquer inscrição.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.