O átrio da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe, entre 21 de abril e 05 de maio, a exposição “Mário Soares: 100 anos”, uma mostra que dá a conhecer a vida daquela que foi uma das figuras maiores da democracia portuguesa, o seu pensamento, interesses e valores, a sua luta e ação pela liberdade e pela democracia, o seu legado nacional e internacional.
A missão da exposição da Fundação Mário Soares e Maria Barroso é celebrar o centenário do antigo primeiro ministro e presidente da República. Soares foi uma das figuras mais proeminentes da história contemporânea de Portugal. Ocupou os cargos de primeiro-ministro de Portugal de 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 e de presidente da República de 1986 a 1996. Foi, também, uma das principais figuras na Revolução dos Cravos e no processo de democratização do país após o fim da ditadura do Estado Novo.
A exposição foi pensada para bibliotecas e escolas, celebra e dá a conhecer a vida de Mário Soares. Lembra, também, os seus valores, interesses e pensamentos, assim como a sua luta e ação em prol da liberdade e da democracia. Soleniza, por fim, o seu legado, que transcende as fronteiras de Portugal e se estende ao plano internacional.
Na noite de 19 de abril, às 23h30, Vila Nova de Cerveira volta a acolher a Queima de Judas, um espetáculo de teatro de rua concebido pelas Comédias do Minho, em parceria com o Município.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real vão estar na madrugada de quarta-feira sob alerta amarelo devido à queda de neve, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) organizou um jantar, intimista e bem-humorado, em honra de Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro.
A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.