É já este sábado, 20 de janeiro, pelas 11h00, que a Biblioteca Municipal de Valença recebe o espetáculo multidisciplinar para as famílias "Caleidoscópico".
De acordo com a autarquia, “Caleidoscópico” é um espetáculo que, ao longo de 40 minutos , pretende ser “uma máquina de provocar imaginários”, explorando as artes performativas (teatro, dança, performance) e as artes plásticas e visuais (desenho, pintura, escultura e poesia visual).
Este é um espetáculo para as crianças que pretende explorar a dimensão da criança como força autónoma de cidadania, capaz de tomar decisões, exercer os seus direitos e assumir uma posição ativa na sua vivência consigo própria e com os outros.
A criação, conceito e direção artística é de Ana Gil e Nuno Leão e a interpretação estará a cargo de Ana Gil e Vera Kalantrupman, numa coprodução da Terceira Pessoa com as Comédias do Minho.
O espetáculo está preparado, sobretudo para crianças dos 6 aos 10 anos e respetivas famílias.

De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.
O Clube de Vela de Viana do Castelo manifestou, em nota de pesar, o seu profundo lamento pelo falecimento de Tomás Miranda Martins, jovem que integrou, no passado, a equipa de Optimist do clube.
A Diocese de Viana do Castelo assinalou ontem o seu 48.º aniversário, criada a 3 de novembro de 1977 pelo Papa São Paulo VI.