No mês da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Ponte de Lima associa-se às comemorações com uma exposição intitulada “50 anos, 50 dias, 50 livros” que espelham meio século de liberdade e relembram esta data histórica.
Patente na Biblioteca Municipal, de 13 abril a 31 de maio, esta exposição reúne um variado e significativo espólio documental, que retrata o tema sob diversos pontos de vista, de diversos autores e para diversas idades, que convidam a conhecer este acontecimento marcante do nascimento da democracia portuguesa.
Livros, documentos, jornais ou revistas são alguns dos materiais que integram a exposição. “Tal como o 25 de abril revolucionou o país, há livros que transformam o mundo, quebram fronteiras, impulsionam sociedades em busca da informação e do conhecimento”, realçou o Município de Ponte de Lima em nota.
![]()
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.
O diretor do Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Pedro Moura, demitiu-se do cargo, invocando “falta de alinhamento estratégico” e “múltiplas situações de desrespeito institucional”.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.
Os contribuintes em Portugal têm até 2 de março para validar as faturas do IRS relativas a 2025, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira.
O secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, anunciou que o projeto de estabilização e recuperação da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, deverá ficar concluído ainda este ano.