De forma a comemorar o 50º aniversário da Biblioteca Municipal de Melgaço, a autarquia vai promover, ao longo do mês de novembro, diversas atividades culturais, lúdicas e criativas. Exposições, documentários, recitais poético-musicais, concertos literários, contos ou workshops serão alguns dos desafios propostos.
O programa de comemoração arranca a 11 de novembro, pelas 9h30, com a ação “Contrabando de Letras”. A atividade que terá lugar na Casa da Cultura, prevê a exposição “Love Velo”, o documentário “Xosé Velo, 50 anos depois”, os debates “Minho Galiza, 2000 anos de mãos dadas” e “As letras de contrabando Lusofonia e Fronteiras” e um recital poético e musical.
A 17 de novembro, na Casa da Cultura, decorrerá o concerto literário – O livro-objeto, uma ação direcionada aos alunos do pré-escolar e do 1.ºciclo. O Livro-Objeto é uma ideia revolucionária que pretende elevar a novos patamares a literatura e a arte, através dos livros de Richard Towers.
A Biblioteca infantojuvenil acolhe, a 18 de novembro, pelas 10h30, a atividade Contos Contigo – “Eu conto para que tu sonhes”, baseada na obra “O regresso da Baleia”, de Benji Davies. Uma história sobre ternura e coragem, e sobre a amizade improvável entre um menino e uma baleia.
Ainda neste dia, com início pelas 9h45, a biblioteca de Castro Laboreiro acolherá o workshop Castros de Leitura – Cogumelos Mágicos. Mobilizar a sociedade para a importância do património e cultura castreja e incentivar a participação da comunidade local nas iniciativas culturais é o propósito da ação que será orientada por António Queirós, da Associação Micológica “A Pantorra”.

A atividade permitirá que os participantes fiquem a conhecer as diferentes espécies de cogumelos existentes na região, bem como conselhos sobre a apanha deste produto gastronómico de qualidade, com o objetivo de sensibilizar para a valorização dos recursos micológicos de Castro Laboreiro e, ao mesmo tempo, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património natural do concelho de Melgaço. A participação carece de inscrição obrigatória, até dia 12 de novembro, através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt.
A comemoração do aniversário da Biblioteca de Melgaço, a 21 de novembro, ficará marcada por um momento musical, com corte de bolo, pelas 15h00, na biblioteca.

Uma outra atividade prevista no programa de aniversário, e inserida no âmbito do Projeto Animação100Idade, será com os utentes da Associação Castro Solidário, que são convidados a recriar uma Carpeada (ação de transformação da lã depois de tosquiada e lavada, até à obtenção do fio). Esta representação de usos e costumes das gentes de Castro Laboreiro está agendada para dia 29 de novembro, pelas 14h30, no Centro Cívico de Castro Laboreiro.
O programa incluirá ainda uma ação de literacia financeira, direcionada aos alunos do 3.º ciclo, com o intento de os sensibilizar para a gestão financeira. E, também, uma ação do projeto itinerante “A Biblioteca Vai…Era uma vez um conto, uma história, um encontro…”, que tem como público-alvo a população sénior, proporcionando-lhe a narração de um conto e promovendo uma saudável troca de experiências, envolvendo os idosos numa dinâmica comunicativa, com o objetivo de promover a leitura, a partilha de vivências e de criar interação com todos os presentes, ao mesmo tempo proporcionar/facilitar o acesso ao livro e à leitura.
Neste âmbito, a população e os turistas são ainda convidados a visitar a exposição “Primeiras eleições parlamentares 1822”. A mostra insere-se no programa das comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, com referência à Constituição de 1822, promovidas pela Assembleia da República. O intuito primordial desta iniciativa é evocar as primeiras eleições parlamentares realizadas em Portugal há dois séculos, adotando como base de escudo o círculo eleitoral de Arcos de Valdevez. A sessão oficial da inauguração está prevista para dia 22 de novembro, pelas 15h00, com a presença dos autores, José Domingues e Vital Moreira. A mostra ficará patente ao público na Biblioteca Municipal até 29 de novembro.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.