A Biblioteca Municipal de Valença já tem mais de 50 mil documentos on-line, no novo catálogo digital https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, acessível desde 8 de janeiro.
Este rico e vasto catálogo, de mais de 50 mil documentos consultáveis, à distância de um click, inclui livros, jornais, revistas, CD’s e DVD’s.
Para além do acesso ao espólio da Biblioteca Municipal este novo catálogo digital permite já consultas nas coleções das Bibliotecas escolares de Friestas e Valença e no espólio da antiga Assembleia Valenciana. Em breve será integrado, também, o espólio da Biblioteca da Escola Básica e Secundária Muralhas do Minho.
Este novo serviço vai permitir à população do concelho e não só, aceder de qualquer local, às coleções destas bibliotecas bem como reservar documentos e ou renovar um empréstimo, caso seja detentor do cartão de leitor da Biblioteca Municipal.
Este novo catálogo on-line permite, também, agregar o espólio valenciano à rede coletiva de bibliotecas do Alto Minho RIBAM.
A partir do próximo dia 20 de Janeiro será possível, também, o acesso online a um conjunto alargado de meios de comunicação através da plataforma PressReader, para todos os leitores inscritos na Biblioteca Municipal de Valença.
Os leitores da Biblioteca de Valença poderão, também, em breve aceder à Plataforma BiblioLed de empréstimo de livros digitais.
Para beneficiar de todas as vantagens, proporcionadas pelo novo catálogo on-line, da Biblioteca Municipal, os interessados deverão inscrever-se na Biblioteca e obter o cartão de leitor. O serviço é gratuito e pode ser obtido diretamente nas instalações da Biblioteca na avenida da Juventude.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.