Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
Num ambiente acolhedor, rodeado de natureza e tranquilidade, a Biblioteca de Jardim oferece uma vasta e diversificada seleção de obras, que vão desde as novidades editoriais aos clássicos da literatura, passando por livros infantojuvenis, policiais, romances, literatura de viagens, entre muitos outros géneros.
A sessão de abertura contou com um momento especial de celebração cultural, com declamações de poemas da escritora Luísa Costa, interpretadas pelo Clube de Leitura “Chá com Palavras”, e com um belo momento musical, da responsabilidade da Academia de Música Fortaleza de Valença, interpretado pelos professores, Sara Nunes e José Esteves.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, sublinhou que “o Jardim Municipal é um dos espaços mais emblemáticos de Valença e, este verão, transforma-se num verdadeiro refúgio de leitura, onde os livros convidam todos a abrandar o ritmo, a desfrutar do ambiente e a ler entre as sombras das árvores.”
O espaço central da Biblioteca de Jardim é uma charmosa casa de madeira, pensada para acolher leitores de todas as idades. Os livros podem ser lidos no local ou levados temporariamente para casa, num sistema de empréstimo informal, inspirado nos princípios da partilha e da circulação do saber.
O funcionamento é simples: escolher, ler, devolver ou trocar — com a única condição de cuidar bem dos livros, preservando-os para que outros leitores também possam desfrutar.
A Biblioteca de Jardim de Valença é uma extensão ao ar livre da Biblioteca Municipal, que continuará igualmente aberta nos seus horários habituais, e tem como objetivo aproximar os livros da comunidade, promovendo o gosto pela leitura num espaço público, acessível e inspirador.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).
O fim de semana em Viana do Castelo será marcado por condições meteorológicas instáveis, com períodos de céu nublado, possibilidade de aguaceiros e até um aviso amarelo de precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.