Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
Num ambiente acolhedor, rodeado de natureza e tranquilidade, a Biblioteca de Jardim oferece uma vasta e diversificada seleção de obras, que vão desde as novidades editoriais aos clássicos da literatura, passando por livros infantojuvenis, policiais, romances, literatura de viagens, entre muitos outros géneros.
A sessão de abertura contou com um momento especial de celebração cultural, com declamações de poemas da escritora Luísa Costa, interpretadas pelo Clube de Leitura “Chá com Palavras”, e com um belo momento musical, da responsabilidade da Academia de Música Fortaleza de Valença, interpretado pelos professores, Sara Nunes e José Esteves.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, sublinhou que “o Jardim Municipal é um dos espaços mais emblemáticos de Valença e, este verão, transforma-se num verdadeiro refúgio de leitura, onde os livros convidam todos a abrandar o ritmo, a desfrutar do ambiente e a ler entre as sombras das árvores.”
O espaço central da Biblioteca de Jardim é uma charmosa casa de madeira, pensada para acolher leitores de todas as idades. Os livros podem ser lidos no local ou levados temporariamente para casa, num sistema de empréstimo informal, inspirado nos princípios da partilha e da circulação do saber.
O funcionamento é simples: escolher, ler, devolver ou trocar — com a única condição de cuidar bem dos livros, preservando-os para que outros leitores também possam desfrutar.
A Biblioteca de Jardim de Valença é uma extensão ao ar livre da Biblioteca Municipal, que continuará igualmente aberta nos seus horários habituais, e tem como objetivo aproximar os livros da comunidade, promovendo o gosto pela leitura num espaço público, acessível e inspirador.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.