Logo
Regional

Bibliomóvel regressou às Escolas de Valença

24 Outubro, 2022 | 11:18
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Este serviço regressou e as primeiras escolas a recebê-lo foram a EB1 de Arão, o Jardim de Infância também de Arão, o Jardim de Infância de Fontoura, a EB1 de Gandra e o Jardim de Infância de Gandra.

Ao longo deste ano a Câmara Municipal investiu mais de 4200 euros no reforço e substituição do fundo documental do Bibliomóvel de modo a torná-lo mais atual e atrativo para os alunos.

Esta iniciativa contou com o apoio da DGLAB -Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas .

O Bibliomóvel funciona como biblioteca itinerante, com um serviço destinado à promoção do livro e da leitura, sobretudo, junto das escolas de 1.º ciclo e pré-escolar.

O Bibliomóvel de Valença conta já com 22 anos de vida num serviço de biblioteca itinerante que já atravessou várias gerações de estudantes valencianos e tudenses, uma vez que este serviço chegou a visitar algumas escolas de Tui.

Ao longo dos últimos três anos o serviço de bibliomóvel foi substituído pelos baús de livros em virtude da situação pandêmica.

A Câmara Municipal pretende, ainda, capacitar e reforçar mais a atuação do Bibliomóvel e para o efeito vai concorrer ao programa PADES (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços) no âmbito da RIBAM (Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho) tendo em vista a criação de uma rede intermunicipal de bibliotecas itinerantes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.

Cultura 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vai ter novo centro cultural dedicado ao Eixo Atlântico

Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Novas regras da UE reduzem capturas e desafiam pescadores portugueses

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.