Este serviço regressou e as primeiras escolas a recebê-lo foram a EB1 de Arão, o Jardim de Infância também de Arão, o Jardim de Infância de Fontoura, a EB1 de Gandra e o Jardim de Infância de Gandra.
Ao longo deste ano a Câmara Municipal investiu mais de 4200 euros no reforço e substituição do fundo documental do Bibliomóvel de modo a torná-lo mais atual e atrativo para os alunos.
Esta iniciativa contou com o apoio da DGLAB -Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas .
O Bibliomóvel funciona como biblioteca itinerante, com um serviço destinado à promoção do livro e da leitura, sobretudo, junto das escolas de 1.º ciclo e pré-escolar.
O Bibliomóvel de Valença conta já com 22 anos de vida num serviço de biblioteca itinerante que já atravessou várias gerações de estudantes valencianos e tudenses, uma vez que este serviço chegou a visitar algumas escolas de Tui.
Ao longo dos últimos três anos o serviço de bibliomóvel foi substituído pelos baús de livros em virtude da situação pandêmica.
A Câmara Municipal pretende, ainda, capacitar e reforçar mais a atuação do Bibliomóvel e para o efeito vai concorrer ao programa PADES (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços) no âmbito da RIBAM (Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho) tendo em vista a criação de uma rede intermunicipal de bibliotecas itinerantes.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.