Logo
Desporto

Benfica ergue Taça feminina de voleibol e quebra ‘jejum’ de 50 anos

24 Março, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Benfica conquistou a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao derrotar o PV2014/Colégio Efanor, por 3–2, na final disputada, este sábado em Viana do Castelo, tendo quebrado um ‘jejum’ de 50 anos.

O conjunto ‘encarnado’ aproveitou a sua primeira final em 34 anos para vencer a prova rainha, com dois sets iniciais em que dominou em todos os capítulos e com a recuperação dessa supremacia após a troca de lado no quinto set, a encerrar uma fase de vincado domínio da equipa do concelho de Matosinhos, como atestam os parciais de 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12.

O Benfica conquistou assim a terceira Taça de Portugal perante um Centro Cultural de Viana do Castelo lotado e frente a um adversário que também perseguia a terceira vitória na prova, após os êxitos de 2015 e de 2018.

Mais completa nas ações durante o primeiro set, a formação ‘encarnada’ criou problemas à receção adversária, variou os ataques entre as várias jogadoras, com os oito pontos da capitã Fernanda Silva a sobressaírem, e contou com o bloco para travar os contra-ataques de um Colégio Efanor que dependeu muito de Bruninha para concluir os ataques.

A receção da equipa ‘rosa’ melhorou no início do segundo set, com repercussões no ‘side out’, mais veloz, a canalizar mais ataques para os remates certeiros de Eugenia Nosach, mas o Benfica aproveitou uma série de erros adversários no ataque, na defesa e no bloco para virar o resultado, com cinco pontos seguidos até ao 10-6, e repor a toada do set inaugural.

Com um bloco praticamente intransponível a abrir, o PV2014/Colégio Efanor projetou-se para um terceiro set que controlou quase sempre, com serviços ‘cirúrgicos’ para adversárias com dificuldades na receção, e venceu-o, apesar dos pontos consecutivos nos serviços das ‘encarnadas’ Avery Heppell, melhor marcadora da sua equipa, com 21 pontos, e Alice Clemente.

A reação foi ainda mais vincada no quarto set, dominado pelas nortenhas do princípio ao fim, no serviço, nas múltiplas defesas que faziam a bola levitar por mais tempo, no bloco e nos ataques que resultavam do ‘side out’, com Bruninha, melhor marcadora, com 25 pontos, a sobressair.

O conjunto treinado por Rui Moreira reequilibrou o duelo no último parcial, mas só depois de estar a perder por 9-6, altura em que retomou a velocidade e a potência atacantes exibidas no início da final, decisivas para uma ponta final ‘imparável’ das ‘águias’, sem resposta do PV2014/Colégio Efanor.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.