Logo
Desporto

Benfica ergue Taça feminina de voleibol e quebra ‘jejum’ de 50 anos

24 Março, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Benfica conquistou a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao derrotar o PV2014/Colégio Efanor, por 3–2, na final disputada, este sábado em Viana do Castelo, tendo quebrado um ‘jejum’ de 50 anos.

O conjunto ‘encarnado’ aproveitou a sua primeira final em 34 anos para vencer a prova rainha, com dois sets iniciais em que dominou em todos os capítulos e com a recuperação dessa supremacia após a troca de lado no quinto set, a encerrar uma fase de vincado domínio da equipa do concelho de Matosinhos, como atestam os parciais de 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12.

O Benfica conquistou assim a terceira Taça de Portugal perante um Centro Cultural de Viana do Castelo lotado e frente a um adversário que também perseguia a terceira vitória na prova, após os êxitos de 2015 e de 2018.

Mais completa nas ações durante o primeiro set, a formação ‘encarnada’ criou problemas à receção adversária, variou os ataques entre as várias jogadoras, com os oito pontos da capitã Fernanda Silva a sobressaírem, e contou com o bloco para travar os contra-ataques de um Colégio Efanor que dependeu muito de Bruninha para concluir os ataques.

A receção da equipa ‘rosa’ melhorou no início do segundo set, com repercussões no ‘side out’, mais veloz, a canalizar mais ataques para os remates certeiros de Eugenia Nosach, mas o Benfica aproveitou uma série de erros adversários no ataque, na defesa e no bloco para virar o resultado, com cinco pontos seguidos até ao 10-6, e repor a toada do set inaugural.

Com um bloco praticamente intransponível a abrir, o PV2014/Colégio Efanor projetou-se para um terceiro set que controlou quase sempre, com serviços ‘cirúrgicos’ para adversárias com dificuldades na receção, e venceu-o, apesar dos pontos consecutivos nos serviços das ‘encarnadas’ Avery Heppell, melhor marcadora da sua equipa, com 21 pontos, e Alice Clemente.

A reação foi ainda mais vincada no quarto set, dominado pelas nortenhas do princípio ao fim, no serviço, nas múltiplas defesas que faziam a bola levitar por mais tempo, no bloco e nos ataques que resultavam do ‘side out’, com Bruninha, melhor marcadora, com 25 pontos, a sobressair.

O conjunto treinado por Rui Moreira reequilibrou o duelo no último parcial, mas só depois de estar a perder por 9-6, altura em que retomou a velocidade e a potência atacantes exibidas no início da final, decisivas para uma ponta final ‘imparável’ das ‘águias’, sem resposta do PV2014/Colégio Efanor.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.