O Benfica conquistou a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao derrotar o PV2014/Colégio Efanor, por 3–2, na final disputada, este sábado em Viana do Castelo, tendo quebrado um ‘jejum’ de 50 anos.
O conjunto ‘encarnado’ aproveitou a sua primeira final em 34 anos para vencer a prova rainha, com dois sets iniciais em que dominou em todos os capítulos e com a recuperação dessa supremacia após a troca de lado no quinto set, a encerrar uma fase de vincado domínio da equipa do concelho de Matosinhos, como atestam os parciais de 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12.
O Benfica conquistou assim a terceira Taça de Portugal perante um Centro Cultural de Viana do Castelo lotado e frente a um adversário que também perseguia a terceira vitória na prova, após os êxitos de 2015 e de 2018.
Mais completa nas ações durante o primeiro set, a formação ‘encarnada’ criou problemas à receção adversária, variou os ataques entre as várias jogadoras, com os oito pontos da capitã Fernanda Silva a sobressaírem, e contou com o bloco para travar os contra-ataques de um Colégio Efanor que dependeu muito de Bruninha para concluir os ataques.
A receção da equipa ‘rosa’ melhorou no início do segundo set, com repercussões no ‘side out’, mais veloz, a canalizar mais ataques para os remates certeiros de Eugenia Nosach, mas o Benfica aproveitou uma série de erros adversários no ataque, na defesa e no bloco para virar o resultado, com cinco pontos seguidos até ao 10-6, e repor a toada do set inaugural.
Com um bloco praticamente intransponível a abrir, o PV2014/Colégio Efanor projetou-se para um terceiro set que controlou quase sempre, com serviços ‘cirúrgicos’ para adversárias com dificuldades na receção, e venceu-o, apesar dos pontos consecutivos nos serviços das ‘encarnadas’ Avery Heppell, melhor marcadora da sua equipa, com 21 pontos, e Alice Clemente.
A reação foi ainda mais vincada no quarto set, dominado pelas nortenhas do princípio ao fim, no serviço, nas múltiplas defesas que faziam a bola levitar por mais tempo, no bloco e nos ataques que resultavam do ‘side out’, com Bruninha, melhor marcadora, com 25 pontos, a sobressair.
O conjunto treinado por Rui Moreira reequilibrou o duelo no último parcial, mas só depois de estar a perder por 9-6, altura em que retomou a velocidade e a potência atacantes exibidas no início da final, decisivas para uma ponta final ‘imparável’ das ‘águias’, sem resposta do PV2014/Colégio Efanor.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.