O Benfica confirmou o seu favoritismo e apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de basquetebol masculino, ao derrotar o CD Póvoa na primeira meia-final, por 103-86, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
Na primeira meia-final da 75.ª edição prova, a equipa ‘encarnada’ chegou ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (60-45), mas o primeiro período não prenunciava que tal viesse a acontecer porque o CD Póvoa bateu-se de igual para igual e apresentou-se desinibido ante um adversário que tem outros recursos.
O poste ‘encarnado’ Terrell Carter fez o dois primeiros pontos e a equipa da Póvoa de Varzim respondeu bem e conseguiu virar o resultado a seu favor (7-10 e 9-12), como que avisando o Benfica que o jogo não iriam ser favas contadas, como não foram, sensivelmente, até dois minutos finais.
O extremo Clyde Trapp Jr. distinguiu-se então no CD Póvoa, tal como Aaron Boussard sobressaiu no lado encarnado com 15 pontos apontados no primeiro período.
O rumo do jogo e do marcador mudou muito no período seguinte, com o Benfica impor-se tanto no ataque como na defesa e a criar maiores dificuldades à equipa poveira.
Broussard baixou de rendimento ofensivo, mas isso não impediu o Benfica de, gradualmente, deixar para trás o CD Póvoa devido a uma maior agressividade.
A equipa lisboeta esteve melhor nos lances livres do que o seu adversário, mas este destacou-se nos lançamentos triplos, ao converter quatro dos sete tentados.
No recomeço, a equipa da Póvoa de Varzim aproximou-se dos ‘encarnados’ (60-50 e 60-53) e mostrou que estava determinada a lutar pelo resultado.
O Benfica pareceu surpreendido e confuso com a forte reação do CD Póvoa, que conseguiu então um parcial de 8-0, e Broussard e Drechsel disfarçaram então esse momento negativo da equipa.
Os ‘encarnados’, porém, reagiram bem, voltaram a distanciar-se no marcador e terminaram o terceiro período na frente (79-67) ante um adversário com menos soluções no banco para manter a intensidade e o rendimento das suas melhores unidades, com destaque para Clyde Trapps Jr e Calvi Wishart.
Apesar disso, o CD Póvoa foi para o quarto e derradeiro período com grande espírito de luta e esteve a seis pontos do Benfica (90-84), o que deixou tudo em aberto.
O Benfica sentiu então a pressão, mas na ponta final a sua maior experiência e a grande inspiração de Aaron Broussard, que marcou 36 pontos, acabaram com a ilusão do CD Póvoa e o resultado evoluiu até ao 103-06 final.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.