O Benfica confirmou o seu favoritismo e apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de basquetebol masculino, ao derrotar o CD Póvoa na primeira meia-final, por 103-86, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
Na primeira meia-final da 75.ª edição prova, a equipa ‘encarnada’ chegou ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (60-45), mas o primeiro período não prenunciava que tal viesse a acontecer porque o CD Póvoa bateu-se de igual para igual e apresentou-se desinibido ante um adversário que tem outros recursos.
O poste ‘encarnado’ Terrell Carter fez o dois primeiros pontos e a equipa da Póvoa de Varzim respondeu bem e conseguiu virar o resultado a seu favor (7-10 e 9-12), como que avisando o Benfica que o jogo não iriam ser favas contadas, como não foram, sensivelmente, até dois minutos finais.
O extremo Clyde Trapp Jr. distinguiu-se então no CD Póvoa, tal como Aaron Boussard sobressaiu no lado encarnado com 15 pontos apontados no primeiro período.
O rumo do jogo e do marcador mudou muito no período seguinte, com o Benfica impor-se tanto no ataque como na defesa e a criar maiores dificuldades à equipa poveira.
Broussard baixou de rendimento ofensivo, mas isso não impediu o Benfica de, gradualmente, deixar para trás o CD Póvoa devido a uma maior agressividade.
A equipa lisboeta esteve melhor nos lances livres do que o seu adversário, mas este destacou-se nos lançamentos triplos, ao converter quatro dos sete tentados.
No recomeço, a equipa da Póvoa de Varzim aproximou-se dos ‘encarnados’ (60-50 e 60-53) e mostrou que estava determinada a lutar pelo resultado.
O Benfica pareceu surpreendido e confuso com a forte reação do CD Póvoa, que conseguiu então um parcial de 8-0, e Broussard e Drechsel disfarçaram então esse momento negativo da equipa.
Os ‘encarnados’, porém, reagiram bem, voltaram a distanciar-se no marcador e terminaram o terceiro período na frente (79-67) ante um adversário com menos soluções no banco para manter a intensidade e o rendimento das suas melhores unidades, com destaque para Clyde Trapps Jr e Calvi Wishart.
Apesar disso, o CD Póvoa foi para o quarto e derradeiro período com grande espírito de luta e esteve a seis pontos do Benfica (90-84), o que deixou tudo em aberto.
O Benfica sentiu então a pressão, mas na ponta final a sua maior experiência e a grande inspiração de Aaron Broussard, que marcou 36 pontos, acabaram com a ilusão do CD Póvoa e o resultado evoluiu até ao 103-06 final.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.