O Benfica confirmou o seu favoritismo e apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de basquetebol masculino, ao derrotar o CD Póvoa na primeira meia-final, por 103-86, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
Na primeira meia-final da 75.ª edição prova, a equipa ‘encarnada’ chegou ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (60-45), mas o primeiro período não prenunciava que tal viesse a acontecer porque o CD Póvoa bateu-se de igual para igual e apresentou-se desinibido ante um adversário que tem outros recursos.
O poste ‘encarnado’ Terrell Carter fez o dois primeiros pontos e a equipa da Póvoa de Varzim respondeu bem e conseguiu virar o resultado a seu favor (7-10 e 9-12), como que avisando o Benfica que o jogo não iriam ser favas contadas, como não foram, sensivelmente, até dois minutos finais.
O extremo Clyde Trapp Jr. distinguiu-se então no CD Póvoa, tal como Aaron Boussard sobressaiu no lado encarnado com 15 pontos apontados no primeiro período.
O rumo do jogo e do marcador mudou muito no período seguinte, com o Benfica impor-se tanto no ataque como na defesa e a criar maiores dificuldades à equipa poveira.
Broussard baixou de rendimento ofensivo, mas isso não impediu o Benfica de, gradualmente, deixar para trás o CD Póvoa devido a uma maior agressividade.
A equipa lisboeta esteve melhor nos lances livres do que o seu adversário, mas este destacou-se nos lançamentos triplos, ao converter quatro dos sete tentados.
No recomeço, a equipa da Póvoa de Varzim aproximou-se dos ‘encarnados’ (60-50 e 60-53) e mostrou que estava determinada a lutar pelo resultado.
O Benfica pareceu surpreendido e confuso com a forte reação do CD Póvoa, que conseguiu então um parcial de 8-0, e Broussard e Drechsel disfarçaram então esse momento negativo da equipa.
Os ‘encarnados’, porém, reagiram bem, voltaram a distanciar-se no marcador e terminaram o terceiro período na frente (79-67) ante um adversário com menos soluções no banco para manter a intensidade e o rendimento das suas melhores unidades, com destaque para Clyde Trapps Jr e Calvi Wishart.
Apesar disso, o CD Póvoa foi para o quarto e derradeiro período com grande espírito de luta e esteve a seis pontos do Benfica (90-84), o que deixou tudo em aberto.
O Benfica sentiu então a pressão, mas na ponta final a sua maior experiência e a grande inspiração de Aaron Broussard, que marcou 36 pontos, acabaram com a ilusão do CD Póvoa e o resultado evoluiu até ao 103-06 final.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.