Logo
Desporto

Benfica derrota CD Póvoa e vai à final da Taça de Portugal basquetebol

16 Março, 2024 | 19:48
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Benfica confirmou o seu favoritismo e apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de basquetebol masculino, ao derrotar o CD Póvoa na primeira meia-final, por 103-86, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.

Na primeira meia-final da 75.ª edição prova, a equipa ‘encarnada’ chegou ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (60-45), mas o primeiro período não prenunciava que tal viesse a acontecer porque o CD Póvoa bateu-se de igual para igual e apresentou-se desinibido ante um adversário que tem outros recursos.

O poste ‘encarnado’ Terrell Carter fez o dois primeiros pontos e a equipa da Póvoa de Varzim respondeu bem e conseguiu virar o resultado a seu favor (7-10 e 9-12), como que avisando o Benfica que o jogo não iriam ser favas contadas, como não foram, sensivelmente, até dois minutos finais.

O extremo Clyde Trapp Jr. distinguiu-se então no CD Póvoa, tal como Aaron Boussard sobressaiu no lado encarnado com 15 pontos apontados no primeiro período.

O rumo do jogo e do marcador mudou muito no período seguinte, com o Benfica impor-se tanto no ataque como na defesa e a criar maiores dificuldades à equipa poveira.

Broussard baixou de rendimento ofensivo, mas isso não impediu o Benfica de, gradualmente, deixar para trás o CD Póvoa devido a uma maior agressividade.

A equipa lisboeta esteve melhor nos lances livres do que o seu adversário, mas este destacou-se nos lançamentos triplos, ao converter quatro dos sete tentados.

No recomeço, a equipa da Póvoa de Varzim aproximou-se dos ‘encarnados’ (60-50 e 60-53) e mostrou que estava determinada a lutar pelo resultado.

O Benfica pareceu surpreendido e confuso com a forte reação do CD Póvoa, que conseguiu então um parcial de 8-0, e Broussard e Drechsel disfarçaram então esse momento negativo da equipa.

Os ‘encarnados’, porém, reagiram bem, voltaram a distanciar-se no marcador e terminaram o terceiro período na frente (79-67) ante um adversário com menos soluções no banco para manter a intensidade e o rendimento das suas melhores unidades, com destaque para Clyde Trapps Jr e Calvi Wishart.

Apesar disso, o CD Póvoa foi para o quarto e derradeiro período com grande espírito de luta e esteve a seis pontos do Benfica (90-84), o que deixou tudo em aberto.

O Benfica sentiu então a pressão, mas na ponta final a sua maior experiência e a grande inspiração de Aaron Broussard, que marcou 36 pontos, acabaram com a ilusão do CD Póvoa e o resultado evoluiu até ao 103-06 final.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.