Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participaram na celebração "Bênção do Caloiro". A iniciativa, que decorreu pela primeira vez na Sé Catedral, foi promovida pela Pastoral Ensino Superior de Viana do Castelo.
Na celebração, o padre Renato Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo, pediu aos estudantes para serem “artesãos do futuro”, como pede o Papa Francisco.
O sacerdote desafiou, ainda, todos os que fazem parte da comunidade académica a combaterem o individualismo, sentindo-se como membros de um único corpo. Disse a este respeito: «Que na diversidade de opiniões, de pensamentos, de proveniências, de culturas, de crenças religiosas, todos nos possamos enriquecer como corpo, olhando para o outro como aquele a quem tenho algo a dar e de quem tenho algo a receber». O padre Renato terminou a sua reflexão, pedindo aos presentes que vejam sempre a diferença como sinal de riqueza e que coloquem a diversidade ao serviço da unidade.
A celebração, que se realizou pela primeira vez na diocese de Viana do Castelo, foi ainda oportunidade para apresentar o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, formado por professores e por estudantes, tendo os seguintes objetivos: ser presença da Igreja Católica junto de todos aqueles que formam a comunidade académica; prestar assistência pastoral e espiritual a professores, estudantes, investigadores e outros colaboradores; proporcionar espaços de reflexão e de diálogo que permitam um verdadeiro encontro entre a fé e a cultura; promover ações de apoio social alicerçadas no espírito de solidariedade cristã.
As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.
O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.
O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença