Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participaram na celebração "Bênção do Caloiro". A iniciativa, que decorreu pela primeira vez na Sé Catedral, foi promovida pela Pastoral Ensino Superior de Viana do Castelo.
Na celebração, o padre Renato Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo, pediu aos estudantes para serem “artesãos do futuro”, como pede o Papa Francisco.
O sacerdote desafiou, ainda, todos os que fazem parte da comunidade académica a combaterem o individualismo, sentindo-se como membros de um único corpo. Disse a este respeito: «Que na diversidade de opiniões, de pensamentos, de proveniências, de culturas, de crenças religiosas, todos nos possamos enriquecer como corpo, olhando para o outro como aquele a quem tenho algo a dar e de quem tenho algo a receber». O padre Renato terminou a sua reflexão, pedindo aos presentes que vejam sempre a diferença como sinal de riqueza e que coloquem a diversidade ao serviço da unidade.
A celebração, que se realizou pela primeira vez na diocese de Viana do Castelo, foi ainda oportunidade para apresentar o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, formado por professores e por estudantes, tendo os seguintes objetivos: ser presença da Igreja Católica junto de todos aqueles que formam a comunidade académica; prestar assistência pastoral e espiritual a professores, estudantes, investigadores e outros colaboradores; proporcionar espaços de reflexão e de diálogo que permitam um verdadeiro encontro entre a fé e a cultura; promover ações de apoio social alicerçadas no espírito de solidariedade cristã.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.