Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participaram na celebração "Bênção do Caloiro". A iniciativa, que decorreu pela primeira vez na Sé Catedral, foi promovida pela Pastoral Ensino Superior de Viana do Castelo.
Na celebração, o padre Renato Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo, pediu aos estudantes para serem “artesãos do futuro”, como pede o Papa Francisco.
O sacerdote desafiou, ainda, todos os que fazem parte da comunidade académica a combaterem o individualismo, sentindo-se como membros de um único corpo. Disse a este respeito: «Que na diversidade de opiniões, de pensamentos, de proveniências, de culturas, de crenças religiosas, todos nos possamos enriquecer como corpo, olhando para o outro como aquele a quem tenho algo a dar e de quem tenho algo a receber». O padre Renato terminou a sua reflexão, pedindo aos presentes que vejam sempre a diferença como sinal de riqueza e que coloquem a diversidade ao serviço da unidade.
A celebração, que se realizou pela primeira vez na diocese de Viana do Castelo, foi ainda oportunidade para apresentar o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, formado por professores e por estudantes, tendo os seguintes objetivos: ser presença da Igreja Católica junto de todos aqueles que formam a comunidade académica; prestar assistência pastoral e espiritual a professores, estudantes, investigadores e outros colaboradores; proporcionar espaços de reflexão e de diálogo que permitam um verdadeiro encontro entre a fé e a cultura; promover ações de apoio social alicerçadas no espírito de solidariedade cristã.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.