A Beija-Flor foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2025. Este foi o seu 15º título. A escola somou 270 pontos. Em segundo ficou a Grande Rio e em terceiro a Imperatriz.
A avaliação foi realizada por quatro jurados com base no enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, representação e adereços, evolução, fantasia, samba-enredo e comissão de frente.
O enredo deste ano, que desfilou pelo famoso Sambódromo, prestou homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo – mais conhecido como Laila – ex-diretor da Beija-Flor, que faleceu em junho de 2021.
O desfile ficou marcado por uma devoção tanto a Jesus quanto aos orixás e nos carros alegóricos alternou-se figuras de santos africanos e cristãos.
A última vitória da escola foi em 2018, quando desfilou na Sapucaí com um samba-enredo que fez um paralelo entre o romance “Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras.
Ao longo dos carnavais, a Beija-Flor tem dois tricampeonatos: em 1976, 1977 e 1978, e em 2003, 2004 e 2005. É a terceira escola carioca com mais vitórias em carnavais.
Com 22 títulos, a Portela é a escola de samba que mais ganhou no carnaval do Rio de Janeiro, seguida pela Mangueira, com 20.
Entre 1941 e 1947, a Portela levou todos os troféus do carnaval carioca. A última conquista foi em 2017. Já a última conquista da Mangueira foi em 2019. A escola conquistou três bicampeonatos ao longo a história: em 1932 e 1933, em 1967 e 1968, e em 1986 e 1987.

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.