A Beija-Flor foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2025. Este foi o seu 15º título. A escola somou 270 pontos. Em segundo ficou a Grande Rio e em terceiro a Imperatriz.
A avaliação foi realizada por quatro jurados com base no enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, representação e adereços, evolução, fantasia, samba-enredo e comissão de frente.
O enredo deste ano, que desfilou pelo famoso Sambódromo, prestou homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo – mais conhecido como Laila – ex-diretor da Beija-Flor, que faleceu em junho de 2021.
O desfile ficou marcado por uma devoção tanto a Jesus quanto aos orixás e nos carros alegóricos alternou-se figuras de santos africanos e cristãos.
A última vitória da escola foi em 2018, quando desfilou na Sapucaí com um samba-enredo que fez um paralelo entre o romance “Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras.
Ao longo dos carnavais, a Beija-Flor tem dois tricampeonatos: em 1976, 1977 e 1978, e em 2003, 2004 e 2005. É a terceira escola carioca com mais vitórias em carnavais.
Com 22 títulos, a Portela é a escola de samba que mais ganhou no carnaval do Rio de Janeiro, seguida pela Mangueira, com 20.
Entre 1941 e 1947, a Portela levou todos os troféus do carnaval carioca. A última conquista foi em 2017. Já a última conquista da Mangueira foi em 2019. A escola conquistou três bicampeonatos ao longo a história: em 1932 e 1933, em 1967 e 1968, e em 1986 e 1987.

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.