Logo
Nacional

BE questiona Governo sobre verbas do PART atribuídas ao Alto Minho

22 Maio, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O BE questionou o Governo sobre o total de verbas do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) atribuídos à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e sobre as medidas aplicadas.

Em comunicado, o BE de Viana do Castelo esclarece que foi entregue na Assembleia da República uma pergunta à secretária de Estado da Mobilidade para saber “o total de verbas do PART atribuídas à CIM Alto Minho, discriminadas por ano e município, e destas, qual o total de verbas aplicadas em reduções tarifárias foram realmente implementadas”.

Na pergunta, assinada pela deputada Marisa Matias e à qual a Lusa teve acesso, o BE questiona o Governo sobre a ligação Viana do Castelo–Porto por autocarro, pretendendo saber “qual o custo desta redução tarifária discriminada por ano”.

“O Bloco pretende ainda compreender, no caso das reduções tarifárias em Viana do Castelo, por que motivo a Câmara de Viana do Castelo não procede ao pagamento diretamente aos operadores (conforme praticado em todo o país), obrigando os utilizadores ao dispêndio antecipado da totalidade da tarifa na esperança de reembolso posterior”, descreve o BE.

O partido considera que tal procedimento “burocratiza o processo com prejuízos para todas as partes envolvidas”.

O BE lembra que, “contrariamente ao que acontece na generalidade do país, a CIM Alto Minho não constituiu até à data uma autoridade de transportes capaz de operar uma rede regional de transportes públicos”.

“Assim, tanto quanto temos conhecimento, desde 2019, as verbas do PART têm vindo a ser distribuídas proporcionalmente pelos diferentes municípios que decidem e distribuem os apoios à redução tarifária nas respetivas áreas geográficas”, observa.

O partido refere que, com exceção do município de Viana do Castelo, desconhece “a eventual aplicação de reduções tarifárias noutros municípios pertencentes à CIM Alto Minho”.

A 02 de maio, a Câmara de Viana do Castelo garantiu “o reembolso direto” aos utentes do autocarro Viana do Castelo-Porto, após a transportadora começar a cobrar o preço integral do bilhete sem o desconto municipal, alegando falta de pagamento da autarquia.

Para o BE, tal significa “um dispêndio antecipado de 286 euros por mês para os utilizadores, na esperança de serem reembolsados em 114,40 euros por um município que é acusado, pelo próprio operador do transporte público, de não pagar as ajudas PART”.

Em janeiro, a CIM do Alto Minho explicou que, com a extinção da carreira pública de ligação ao Porto, “os serviços de transporte de passageiros expresso que, atualmente, estão no mercado liberalizado, não são financiáveis através do PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária]”.

A 07 de maio, a CIM Alto Minho revelou a intenção de lançar um ajuste direto para garantir a ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto e, vice-versa, suportada pelas câmaras das duas cidades.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CIM, Manoel Batista, explicou que o custo do da carreira interregional será suportada pelas câmaras de Viana do Castelo e do Porto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Outubro, 2025

Viana do Castelo recebe festa de Halloween no Forte de Santiago da Barra

Viana do Castelo prepara-se para acolher, na noite de 31 de outubro de 2025, a festa de Halloween FORTIS TENEBRIS, que decorrerá no histórico Forte de Santiago da Barra a partir das 23:30.

Regional 23 Outubro, 2025

Socorristas de Monção reforçam capacidade de intervenção com novas tendas insufláveis

A equipa Subzone – Search and Rescue Team, grupo de socorristas de Monção especializado em buscas e salvamento, recebeu sete tendas insufláveis que permitem operar de forma autónoma durante uma semana em situações de catástrofe.

Internacional 23 Outubro, 2025

Viana do Castelo prepara Reunião Europeia de Cidades Saudáveis da OMS

Viana do Castelo acolhe até 27 de outubro uma visita oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito da preparação da Reunião Anual da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, que decorrerá na cidade entre 15 e 19 de junho de 2026.

Regional 23 Outubro, 2025

Ponte de Lima: WalkFest 2025 regressa ao Vale de Estorãos com duas caminhadas

Ponte de Lima vai receber nos dias 25 e 26 de outubro mais uma edição do WalkFest – Festival de Caminhadas do Vale de Estorãos, evento que promete dar a conhecer a riqueza natural e patrimonial desta região.

Desporto 23 Outubro, 2025

Câmara de Viana do Castelo distingue atletas Ricardo Dias e Henrique Correia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, a atribuição de votos de louvor aos atletas Ricardo Dias e Henrique Correia, em reconhecimento pelas suas conquistas em competições europeias.

Regional 23 Outubro, 2025

Filme inspirada em lenda de Viana do Castelo é revelada hoje no Teatro Sá de Miranda

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe hoje, quinta-feira, às 17h30, a apresentação oficial da longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada numa lenda vianense que promete levar ao cinema o espírito e as tradições do Minho.

Regional 23 Outubro, 2025

Caminha investe 901 mil euros em saneamento de quatro freguesias

Âncora, Moledo, Riba de Âncora e Seixas vão receber um investimento de 901 mil euros para a ampliação das redes de saneamento, financiado por fundos comunitários, anunciou a Câmara de Caminha.