Logo
Regional

OE2025: Bloco apresenta propostas para o distrito de Viana do Castelo

20 Novembro, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, o Bloco de Esquerda deu entrada a diversas propostas, relativas ao distrito de Viana do Castelo.

O Bloco de Esquerda propõe a Internalização do serviço imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, garantindo o financiamento necessário à internalização do serviço de imagiologia e contratando para o SNS os profissionais de saúde que ali prestam serviço via empresas e que estejam disponíveis a integrar o SNS.

O Bloco de Esquerda propõe, ainda, que se adjudiquem as obras necessárias para a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora. O assoreamento do portinho é um problema crónico estrutural devido à configuração do molhe que delimitam o porto, exigindo, por isso, a reavaliação do posicionamento daquela estrutura. Este problema de assoreamento representa uma falha de segurança gravíssimo para a entrada e saída dos barcos de pesca, colocando diariamente em causa a segurança dos pescadores. Esta situação já se arrasta há muito tempo, e deve-se atuar de forma célere para resolver definitivamente os problemas de navegabilidade do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora para que todas as pessoas que usam a infraestrutura possam exercer a sua atividade profissional em segurança.

Sendo a ligação à Galiza de extrema importância para a mobilidade na região, tendo sido negligenciada, o que já levou a uma declaração conjunta entre a Xunta da Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apelando aos governos centrais dos dois países investimento para melhorar o atual serviço. Não só o material circulante é obsoleto, pondo em causa o conforto dos passageiros, mas também o ambiente, uma vez que as locomotivas ainda são a gasóleo, como os horários disponíveis são muito reduzidos. O Bloco de Esquerda propõe que seja feito o investimento necessário em material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários na linha ferroviária Porto – Vigo.

Ainda na área da mobilidade, o Bloco de Esquerda propõe que seja realizado um estudo para um ramal paralelo à Linha do Minho entre a Estação Ferroviária de Darque e o porto de mar de Viana do Castelo; que se proceda à eliminação das taxas de portagens para a autoestrada A28 de acesso ao Minho e Alto Minho onde não existem alternativas rodoviárias efetivas e converte a concessão para a gestão pública, passando a mesma a ser assumida pela IP – Infraestruturas de Portugal, S.A.; e que se restabeleça a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, através do desassoreamento do canal de navegação e encontrar uma solução, de forma a garantir, o restabelecimento da ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, no estado espanhol.

Relativamente a propostas mais gerais, mas que terão um forte impacto na região do Alto Minho, o Bloco de Esquerda apresentou medidas para o reforço dos apoios no âmbito da conservação do lobo ibérico, como por exemplo, campanhas de sensibilização sobre a importância da proteção do lobo ibérico, reforço do programas de doação de cães de gado e de instalação de vedações e cercas para abrigo do gado, garantindo apoio técnico e financeiro para a implementação destas medidas, avaliação e criação de zonas de refúgio de presas silvestres do lobo-ibérico, com eventual interdição da caça nessas áreas e a adotação de medidas com vista a proteção e conservação da natureza dos meios humanos, materiais e financeiros necessárias à execução dos objetivos, atividades e metas do Plano de Ação para a Conservação do Lobo-ibérico (PACLobo); e ainda, a revisão da carreira e atualização dos suplementos remuneratórios dos Vigilantes da Natureza, bem como a redução da idade da reforma para estes profissionais e a abertura de procedimentos concursais para a admissão de Vigilantes da Natureza.

O Orçamento de Estado para 2025 apresentado pelo governo, terá consequências graves para o país, como o aumento das desigualdades. O Bloco de Esquerda está empenhado em minimizar os efeitos do mesmo e por isso apresentou diversas propostas de alteração.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.