Logo
Regional

OE2025: Bloco apresenta propostas para o distrito de Viana do Castelo

20 Novembro, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, o Bloco de Esquerda deu entrada a diversas propostas, relativas ao distrito de Viana do Castelo.

O Bloco de Esquerda propõe a Internalização do serviço imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, garantindo o financiamento necessário à internalização do serviço de imagiologia e contratando para o SNS os profissionais de saúde que ali prestam serviço via empresas e que estejam disponíveis a integrar o SNS.

O Bloco de Esquerda propõe, ainda, que se adjudiquem as obras necessárias para a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora. O assoreamento do portinho é um problema crónico estrutural devido à configuração do molhe que delimitam o porto, exigindo, por isso, a reavaliação do posicionamento daquela estrutura. Este problema de assoreamento representa uma falha de segurança gravíssimo para a entrada e saída dos barcos de pesca, colocando diariamente em causa a segurança dos pescadores. Esta situação já se arrasta há muito tempo, e deve-se atuar de forma célere para resolver definitivamente os problemas de navegabilidade do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora para que todas as pessoas que usam a infraestrutura possam exercer a sua atividade profissional em segurança.

Sendo a ligação à Galiza de extrema importância para a mobilidade na região, tendo sido negligenciada, o que já levou a uma declaração conjunta entre a Xunta da Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apelando aos governos centrais dos dois países investimento para melhorar o atual serviço. Não só o material circulante é obsoleto, pondo em causa o conforto dos passageiros, mas também o ambiente, uma vez que as locomotivas ainda são a gasóleo, como os horários disponíveis são muito reduzidos. O Bloco de Esquerda propõe que seja feito o investimento necessário em material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários na linha ferroviária Porto – Vigo.

Ainda na área da mobilidade, o Bloco de Esquerda propõe que seja realizado um estudo para um ramal paralelo à Linha do Minho entre a Estação Ferroviária de Darque e o porto de mar de Viana do Castelo; que se proceda à eliminação das taxas de portagens para a autoestrada A28 de acesso ao Minho e Alto Minho onde não existem alternativas rodoviárias efetivas e converte a concessão para a gestão pública, passando a mesma a ser assumida pela IP – Infraestruturas de Portugal, S.A.; e que se restabeleça a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, através do desassoreamento do canal de navegação e encontrar uma solução, de forma a garantir, o restabelecimento da ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, no estado espanhol.

Relativamente a propostas mais gerais, mas que terão um forte impacto na região do Alto Minho, o Bloco de Esquerda apresentou medidas para o reforço dos apoios no âmbito da conservação do lobo ibérico, como por exemplo, campanhas de sensibilização sobre a importância da proteção do lobo ibérico, reforço do programas de doação de cães de gado e de instalação de vedações e cercas para abrigo do gado, garantindo apoio técnico e financeiro para a implementação destas medidas, avaliação e criação de zonas de refúgio de presas silvestres do lobo-ibérico, com eventual interdição da caça nessas áreas e a adotação de medidas com vista a proteção e conservação da natureza dos meios humanos, materiais e financeiros necessárias à execução dos objetivos, atividades e metas do Plano de Ação para a Conservação do Lobo-ibérico (PACLobo); e ainda, a revisão da carreira e atualização dos suplementos remuneratórios dos Vigilantes da Natureza, bem como a redução da idade da reforma para estes profissionais e a abertura de procedimentos concursais para a admissão de Vigilantes da Natureza.

O Orçamento de Estado para 2025 apresentado pelo governo, terá consequências graves para o país, como o aumento das desigualdades. O Bloco de Esquerda está empenhado em minimizar os efeitos do mesmo e por isso apresentou diversas propostas de alteração.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo promove Curso de Suporte Básico de Vida com DAE

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.