A seleção portuguesa feminina de basquetebol perdeu, na terça-feira, com a de Espanha, por 59-68, no primeiro jogo do Torneio Internacional de Viana do Castelo, de preparação para o Campeonato da Europa, mas deixou uma boa imagem.
Portugal ocupa o 40.º lugar no ranking mundial e a Espanha o quinto, tendo sido campeã europeia em três ocasiões (1993, 2013 e 2017), o que ajuda a explicar o resultado e a supremacia espanhola em quase todo o encontro, mas a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos fez um jogo que augura um bom Europeu, batendo-se em vários momentos com o poderoso adversário.
Lavínia Silva saiu lesionada logo nos primeiros instantes da partida, deixando a equipa nacional muito órfã do seu poderio físico e da sua muita experiência – é a mais veterana do grupo com 37 anos – durante o primeiro período (só regressou no segundo), findo o qual a Espanha vencia por 12 pontos (6-18).
Uma excelente reação de Portugal no início do segundo período encurtou a distância para apenas quatro pontos (17-21), motivando um pedido de tempo por parte do selecionador espanhol para tentar estancar o ascendente luso.
Os triplos de Mariana Silva (dois) e Maria Correia e uma jogada de três pontos (lançamento e lance livre) de Joana Soeiro levaram Portugal ao empate a 27 pontos a pouco mais de três minutos do fim do segundo tempo, o que obrigou a nova paragem de Miguel Mendez, claramente insatisfeito.
A equipa espanhola ainda viu Portugal passar para a frente (29-27), antes de fazer oito pontos sem resposta que a recolocaram em vantagem ao intervalo (29-35).
No entanto, a seleção nacional voltou a ter uma excelente resposta a esse mau momento e reduziu para 41-45 aos 27 minutos, contando com as mãos ‘quentes’ de Joana Soeiro, Laura Ferreira e Mariana Silva nos triplos, acabando o terceiro período com apenas menos dois pontos (46-48).
Um triplo de Maria Correia, melhor marcadora do encontro (16), pôs o resultado em 56-59 a cinco minutos do fim, mas Espanha fez valer a sua experiência e maior valia e segurou o triunfo.
Portugal vai participar pela primeira vez no Eurobasket, que terá sede na República Checa, na Alemanha, na Itália e na Grécia, entre 18 e 29 de junho, e que reúne 16 seleções.
Na fase de grupos, a seleção portuguesa joga em Brno, na República Checa, e vai defrontar Bélgica, Montenegro e República Checa.
Na quinta-feira, Portugal enfrenta a Suíça, no mesmo pavilhão minhoto, no jogo que encerra o torneio vianense.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.