A seleção portuguesa feminina de basquetebol perdeu, na terça-feira, com a de Espanha, por 59-68, no primeiro jogo do Torneio Internacional de Viana do Castelo, de preparação para o Campeonato da Europa, mas deixou uma boa imagem.
Portugal ocupa o 40.º lugar no ranking mundial e a Espanha o quinto, tendo sido campeã europeia em três ocasiões (1993, 2013 e 2017), o que ajuda a explicar o resultado e a supremacia espanhola em quase todo o encontro, mas a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos fez um jogo que augura um bom Europeu, batendo-se em vários momentos com o poderoso adversário.
Lavínia Silva saiu lesionada logo nos primeiros instantes da partida, deixando a equipa nacional muito órfã do seu poderio físico e da sua muita experiência – é a mais veterana do grupo com 37 anos – durante o primeiro período (só regressou no segundo), findo o qual a Espanha vencia por 12 pontos (6-18).
Uma excelente reação de Portugal no início do segundo período encurtou a distância para apenas quatro pontos (17-21), motivando um pedido de tempo por parte do selecionador espanhol para tentar estancar o ascendente luso.
Os triplos de Mariana Silva (dois) e Maria Correia e uma jogada de três pontos (lançamento e lance livre) de Joana Soeiro levaram Portugal ao empate a 27 pontos a pouco mais de três minutos do fim do segundo tempo, o que obrigou a nova paragem de Miguel Mendez, claramente insatisfeito.
A equipa espanhola ainda viu Portugal passar para a frente (29-27), antes de fazer oito pontos sem resposta que a recolocaram em vantagem ao intervalo (29-35).
No entanto, a seleção nacional voltou a ter uma excelente resposta a esse mau momento e reduziu para 41-45 aos 27 minutos, contando com as mãos ‘quentes’ de Joana Soeiro, Laura Ferreira e Mariana Silva nos triplos, acabando o terceiro período com apenas menos dois pontos (46-48).
Um triplo de Maria Correia, melhor marcadora do encontro (16), pôs o resultado em 56-59 a cinco minutos do fim, mas Espanha fez valer a sua experiência e maior valia e segurou o triunfo.
Portugal vai participar pela primeira vez no Eurobasket, que terá sede na República Checa, na Alemanha, na Itália e na Grécia, entre 18 e 29 de junho, e que reúne 16 seleções.
Na fase de grupos, a seleção portuguesa joga em Brno, na República Checa, e vai defrontar Bélgica, Montenegro e República Checa.
Na quinta-feira, Portugal enfrenta a Suíça, no mesmo pavilhão minhoto, no jogo que encerra o torneio vianense.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.