A seleção portuguesa feminina de basquetebol perdeu, na terça-feira, com a de Espanha, por 59-68, no primeiro jogo do Torneio Internacional de Viana do Castelo, de preparação para o Campeonato da Europa, mas deixou uma boa imagem.
Portugal ocupa o 40.º lugar no ranking mundial e a Espanha o quinto, tendo sido campeã europeia em três ocasiões (1993, 2013 e 2017), o que ajuda a explicar o resultado e a supremacia espanhola em quase todo o encontro, mas a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos fez um jogo que augura um bom Europeu, batendo-se em vários momentos com o poderoso adversário.
Lavínia Silva saiu lesionada logo nos primeiros instantes da partida, deixando a equipa nacional muito órfã do seu poderio físico e da sua muita experiência – é a mais veterana do grupo com 37 anos – durante o primeiro período (só regressou no segundo), findo o qual a Espanha vencia por 12 pontos (6-18).
Uma excelente reação de Portugal no início do segundo período encurtou a distância para apenas quatro pontos (17-21), motivando um pedido de tempo por parte do selecionador espanhol para tentar estancar o ascendente luso.
Os triplos de Mariana Silva (dois) e Maria Correia e uma jogada de três pontos (lançamento e lance livre) de Joana Soeiro levaram Portugal ao empate a 27 pontos a pouco mais de três minutos do fim do segundo tempo, o que obrigou a nova paragem de Miguel Mendez, claramente insatisfeito.
A equipa espanhola ainda viu Portugal passar para a frente (29-27), antes de fazer oito pontos sem resposta que a recolocaram em vantagem ao intervalo (29-35).
No entanto, a seleção nacional voltou a ter uma excelente resposta a esse mau momento e reduziu para 41-45 aos 27 minutos, contando com as mãos ‘quentes’ de Joana Soeiro, Laura Ferreira e Mariana Silva nos triplos, acabando o terceiro período com apenas menos dois pontos (46-48).
Um triplo de Maria Correia, melhor marcadora do encontro (16), pôs o resultado em 56-59 a cinco minutos do fim, mas Espanha fez valer a sua experiência e maior valia e segurou o triunfo.
Portugal vai participar pela primeira vez no Eurobasket, que terá sede na República Checa, na Alemanha, na Itália e na Grécia, entre 18 e 29 de junho, e que reúne 16 seleções.
Na fase de grupos, a seleção portuguesa joga em Brno, na República Checa, e vai defrontar Bélgica, Montenegro e República Checa.
Na quinta-feira, Portugal enfrenta a Suíça, no mesmo pavilhão minhoto, no jogo que encerra o torneio vianense.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.