No segundo dia do Torneio Internacional de Viana do Castelo, que decorre no Pavilhão José Natário, a Seleção Espanhola de Basquetebol venceu a Suíça por uma margem expressiva de 30 pontos (94-64). Esta vitória seguiu-se ao confronto do dia anterior, frente a Portugal, num jogo muito mais equilibrado e intenso.
Apesar do desaire, a Seleção Nacional deixou uma excelente imagem, com uma exibição marcada por garra, organização e um espírito competitivo que obrigou a Espanha a puxar dos galões para garantir o triunfo.
“Espanha, que habitualmente compete sempre pela medalha de ouro, encontrou em Portugal um adversário à altura. Conseguimos jogar com Espanha ao mais alto nível, mantendo sempre na dúvida quem seria o vencedor”, destacou com orgulho o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, após o encontro.
Do lado espanhol, o reconhecimento não tardou. Elisa Aguilar, Presidente da Federação Espanhola de Basquetebol (FEB), elogiou a prestação portuguesa: “Ambas as seleções estão a tentar formar a melhor equipa para o Europeu. Portugal está num nível muito alto, foi um adversário difícil”
O torneio tem sido um momento-chave de preparação para as três seleções envolvidas, mas também um marco importante para a cidade de Viana do Castelo, que continua a afirmar-se como referência na promoção da modalidade em Portugal.
“Estes momentos chamam cada vez mais meninos e meninas à modalidade. É isso que nós pretendemos. Temos organizado todos os anos, em Viana do Castelo, torneios, provas ou eventos nacionais. Achamos que é importante para cada vez mais gostarem da modalidade”, sublinhou o presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, reforçando o impacto positivo destes eventos na comunidade local.
No terceiro e último dia do torneio, Portugal volta à ação para defrontar a Suíça, num encontro agendado para as 19 horas transmitido na FPBtv. Os bilhetes ainda estão disponíveis.
Após o jogo de amanhã , Portugal centrará totalmente as atenções na estreia no Campeonato da Europa, marcada para 18 de junho, frente à Suíça.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.