O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza está de volta para a 7ª edição, de 15 a 17 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.
Durante três dias, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe as duas companhias mais antigas de teatro amador do Minho e da Galiza, ambas fundadas em 1933.
Na sexta-feira, pelas 21h30, a comédia “O Informador”, do Cénico Lírio do Neiva, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no sábado, pelas 21h30, com o espetáculo, “As vellas non deben namorarse”, pela companhia galega Teatro Airiños.
O certame fecha no domingo, com a cerimónia de entrega dos Prémios Palco de Terra, pelas 15h30. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular. No Norte de Portugal, as distinções foram para o Grupo Teatral Freamundense, de Freamunde, e para o ator, autor e encenador António Neiva. Na Galiza, foram premiados, o Teatro Airiños e o diretor artístico e encenador Javier Fernández Mariño.
Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.