Música no Museu, conversas com artesãos e artistas, trabalho de oleiros ao vivo e visitas guiadas. Estas são as propostas do Município de Barcelos para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, e que este ano tem como lema: “Sustentabilidade e Bem-Estar”.
Do programa desta iniciativa, destaca-se a Noite Europeia dos Museus, a 13 de maio, pelas 22 horas, com um concerto de João Dias Trio, no Museu de Olaria, também uma ótima oportunidade para visitar a maior exposição de “Olaria de Portugal”, recentemente inaugurada.
No dia 18 de maio, pelas 10 horas, também no Museu de Olaria, há lugar à conversa “Artesãos e Artistas” (A olaria, o figurado, a tradição e contemporaneidade, que futuro?), uma iniciativa no âmbito do festival “Barro à Parede”, do AEAF – Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria. Pelas 15 horas, há lugar a uma oficina com a ceramista Madalena Macedo.
Mais tarde, a 20 de maio, no programa “Bom Dia Cerâmica”, há espaço para “Oleiros na Praça”, a decorrer a partir das 10 horas, no Largo Dr. José Novais.
A programação encerra, dia 21, com visitas guiadas ao Museu de Olaria.
Todas as atividades são gratuitas.
Programa:
NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS
13 de maio | 22h00
Música no Museu com concerto de João Dias Trio
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
18 de maio | 10h00
Conversa “Artesãos e Artistas” (A olaria, o figurado, a tradição e contemporaneidade, que futuro?) | iniciativa no âmbito do festival “Barro à Parede”, do AEAF.
15h00
Oficina com a ceramista Madalena Macedo
BOM DIA CERÂMICA
20 de maio | 10h00
Oleiros na Praça – Largo Dr. José Novais
21 de maio
Visitas guiadas – Museu de Olaria
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.