Logo
Desporto

Barcelos acolhe XXVII Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” a 10 de dezembro

27 Novembro, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Barcelos é o concelho anfitrião da XXVII Gala de Entrega dos Troféus Desportivos «O Minhoto», numa decisão acordada em reunião recente, realizada entre o Município e a organização do evento, a Associação "A Nossa Terra". A cerimónia vai acontecer no dia 10 de dezembro (3.ª feira), no Auditório S. Bento Menni.

“O desporto tem um papel importante na vida da nossa comunidade e pode afirmar-se, com segurança, que somos um território desportivo, pelas excecionais condições para a prática das diferentes modalidades e também pela quantidade e qualidade de praticantes”, afirma Mário Constantino Lopes, Presidente do Município, que vê com bons olhos a realização da gala em Barcelos. “É com satisfação redobrada que acolhemos, pela 2.ª vez a gala deste evento, sendo que a primeira aconteceu na VII edição, realizada em 2004”, realça o edil.

Por sua vez, a organização, representada por Ana Campos, “manifesta profundo agrado pelo acordo firmado, numa colaboração preciosa para poder continuar a cumprir-se, ano após ano, o desiderato de levar a efeito a grande festa do desporto minhoto, mantendo o princípio de rotatividade concelhia, no acolhimento das galas – uma das regras basilares do evento – que mais não pretende ser de que uma forma de reconhecimento público ao mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região”. Assim o disse, momentos após a assinatura do acordo, para a organização da XXVII edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”.

Esta Gala tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de clubes, dirigentes, treinadores, árbitros e atletas, que mais se destacaram na prática das suas modalidades, na região do Minho, entendida pelos territórios dos distritos de Braga e Viana do Castelo, num total de 24 municípios e 1 077 711 habitantes.

Está prevista a presença de cerca de meio milhar de convidados da região e do país, num evento onde serão atribuídos perto de três dezenas de troféus nas diferentes áreas passíveis de prémio, entre elas, Grande Prémio do Júri – Individual e Coletivo, Consagração, Revelação, entre outros.

Tendo, como uma das caraterísticas identitárias do evento, a rotatividade de concelhos no acolhimento da gala, é com naturalidade que o Município de Barcelos acolhe a XXVII edição da gala, sendo que a mesma já ocorreu nos concelhos de Braga, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Cerveira, Monção, Esposende, Vila Verde, Caminha, Arcos de Valdevez, Fafe, Ponte da Barca, Cabeceiras de Basto, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Amares, Vieira do Minho, Guimarães, Melgaço e Celorico de Basto.

O júri desta iniciativa é responsável, através de votação em três fases distintas, pelas nomeações e escolha dos premiados, após ter aprovado o regulamento por onde se rege este evento. Integram-no mais de uma centena de membros, entre jornalistas desportivos (imprensa, rádio, televisão e digitais, que abrangem os diferentes municípios da região Minho e de âmbito nacional) e entidades ligadas ao desporto (federações, associações de clubes e desporto escolar).

Recorde-se que este projeto, pelo seu valor e mérito, tem sabido granjear, ao longo dos anos, a colaboração de diversos organismos e entidades, entre os quais, o Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal (Entidade Regional), os 24 Municípios da região e inúmeras Associações de Clubes e Federações.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 15 Março, 2025

Monção acolhe Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara em junho

Vai realizar-se na próxima terça-feira, 18 de março, pelas 10h00, no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu em Monção. a apresentação do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara daquela vila raiana.

Desporto 15 Março, 2025

Juventude Viana joga este domingo nos Açores

A Juventude Viana desloca-se, este fim de semana aos Açores, para defrontar no domingo às 18h30 o Candelária, em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Regional 15 Março, 2025

Projeto Acelerar o Norte aprofundou estratégias eficazes de geração de tráfego para websites e lojas online

Realizou-se, em Viana do Castelo, o 8.º Workshop do projeto Acelerar o Norte, reunindo empresários e profissionais da região do Minho para profundar estratégias eficaazes de geração de tráfego para websites e lojas online.

Regional 15 Março, 2025

Moradores da Cova contra construção de superfície comercial em “zona residencial”

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Nacional 15 Março, 2025

Eleições legislativas marcadas para 18 de maio

As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou o Presidente da República.

Regional 15 Março, 2025

Exposição “Património com História: 900 anos de Ponte de Lima” patente no Museu do Brinquedo

No âmbito das comemorações dos 900 Anos de Foral de Ponte de Lima o Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Património com História: 900 Anos de Ponte de Lima”, no Museu do Brinquedo Português, tendo por base um conjunto de peças artísticas alusivas ao património local, concebidas pelas várias instituições do concelho, nomeadamente estabelecimentos de ensino, IPSS’s e Agrupamentos dos Corpos Nacionais de Escutas.

Regional 15 Março, 2025

Ponte da Barca investe 70 mil euros na freguesia de Vade S. Pedro

Foi assinado um protocolo de apoio financeiro no valor de cerca de 70 mil euros para a execução de diversas intervenções na freguesia de Vade S. Pedro, garantindo a concretização de obras há muito necessárias.