A cidade de Barcelos, no distrito de Braga, vai receber, entre 12 e 14 de abril, a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, contando com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, foi hoje anunciado.
O evento, apresentado em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, terá a participação de 32 solistas e de 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico, que interpretarão peças de música clássica e de jazz no auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos adiantou que os músicos, com idades entre os 8 e os 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são provenientes de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.
“É uma grande honra para o nosso município acolher a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o presidente da Câmara de Barcelos, citado no comunicado.
O autarca Mário Constantino (PSD) sublinhou que a educação e a cultura são “o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, realçando ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que os une do que o que os separa”.
Por seu lado, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao, lembrou que a candidatura de Barcelos à Mostra Musical foi aprovada “por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico”, realçando o talento e as instituições locais que trabalham na área cultural.
“O fim de semana musical culminará no domingo, dia 14, com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema ‘Grândola Vila Morena’”, refere a nota do município.
Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.
“Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX”, refere a Câmara de Barcelos.
A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela música da Galiza e do Norte de Portugal.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.