Mais de 40 artistas vão percorrer as ruas de Ponte da Barca, no próximo domingo, 12 de março e passar pelos palcos instalados na Praça da República, numa iniciativa de cariz humanitário, designada "Barca Solidária", com vista à recolha de bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica a enviar para a Ucrânia. Simultaneamente, decorrerá ainda uma angariação de recursos financeiros a entregar à organização "Médicos sem Fronteiras" para apoiar o trabalho na Síria, Turquia e Ucrânia.
“A disponibilidade e o contributo generoso de grupos e artistas dos mais diversos géneros de expressão musical estão já garantidos, esperando-se, agora, que os barquenses e o público em geral adiram em massa, transformando esta grande jornada solidária num evento memorável”, afirmou a autarquia. “Ponte da Barca, terra de passagem, de partidas e de encontros, vai, mais uma vez, honrar os seus pergaminhos de antiga Terra da Nóbrega e enviar um abraço solidário e amigo a pessoas que estão extremamente necessitadas, seja em consequência da guerra na Ucrânia, seja por causa dos recentes terramotos na Síria e na Turquia”, relembrou.
A iniciativa terá início pelas 14h00 e entre os artistas a atuar estarão Augusto Canário, a Orquestra Costa Rica e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.