Logo
Cultura

“Barca Solidária” une-se para apoiar a Ucrânia, a Síria e a Turquia

2 Março, 2023 | 13:33
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Mais de 40 artistas vão percorrer as ruas de Ponte da Barca, no próximo domingo, 12 de março e passar pelos palcos instalados na Praça da República, numa iniciativa de cariz humanitário, designada "Barca Solidária", com vista à recolha de bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica a enviar para a Ucrânia. Simultaneamente, decorrerá ainda uma angariação de recursos financeiros a entregar à organização "Médicos sem Fronteiras" para apoiar o trabalho na Síria, Turquia e Ucrânia. 

“A disponibilidade e o contributo generoso de grupos e artistas dos mais diversos géneros de expressão musical estão já garantidos, esperando-se, agora, que os barquenses e o público em geral adiram em massa, transformando esta grande jornada solidária num evento memorável”, afirmou a autarquia. “Ponte da Barca, terra de passagem, de partidas e de encontros, vai, mais uma vez, honrar os seus pergaminhos de antiga Terra da Nóbrega e enviar um abraço solidário e amigo a pessoas que estão extremamente necessitadas, seja em consequência da guerra na Ucrânia, seja por causa dos recentes terramotos na Síria e na Turquia”, relembrou.

A iniciativa terá início pelas 14h00 e entre os artistas a atuar estarão Augusto Canário, a Orquestra Costa Rica e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia
Regional 31 Dezembro, 2025

Romaria d` Agonia voltou a afirmar Viana do Castelo como capital da tradição em agosto de 2025

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.