O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, no próximo dia 31 de outubro, sexta-feira, às 21h30, um concerto de Bárbara Tinoco, que se prevê intimista e de grande interação com o público.
Nascida em Lisboa, a 16 de novembro de 1998, é cantora e compositora. Participou no The Voice Portugal, em 2018, com um tema original, Antes Dela Dizer Que Sim, que lançou como single de estreia da sua carreira no ano seguinte.
Também em 2019, chega a integrar os concertos da digressão Só 10 Anos, de João Só, e estreia-se depois a solo no Cineteatro Capitólio, lançando no final desse ano o seu segundo single, Sei Lá.
Bárbaro Tinoco participou, em 2020, no Festival da Canção, ficando em segundo lugar com uma canção da autoria de Tiago Nacarato, Passe-Partout. Parceria essa que, pelo sucesso alcançado, deu início a um projeto conjunto – uma digressão na qual interpretam temas dos respetivos reportórios, entre outros, de artistas que inspiram a carreira de ambos.
O terceiro single de Bárbara Tinoco, A Fugir de Ser, foi lançado em julho de 2020. E rapidamente se tornou uma artista de sucesso no panorama musical nacional, esgotando quatro concertos, em setembro, na Casa da Música do Porto.
Logo de seguida, em outubro do mesmo ano, lança um novo single, Outras Línguas. A estreia da cantora, nos Coliseus de Lisboa e Porto, aconteceu em novembro de 2021.
Par o concerto de Viana do Castelo, os bilhetes variam entre os 35 e os 12 euros e já estão à venda na BOL, Worten, Fnac e bilheteira do Teatro Sá de Miranda.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.