A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.
O concerto, em representação da Escola do Rock de Paredes de Coura, está agendado para o dia 24 de julho às 21h30 e acontece na esplanada da Casa da Música.
Entre as mais de 70 atuações de vários géneros musicais que vão animar este “Verão da Casa”, desde a música sinfónica e bandas filarmónicas até às novidades do rock, pop, jazz e muito mais, Coisa Mansa será uma delas. A atuação da banda vianense vai incluir temas totalmente originais, alguns apresentados pela primeira vez.
Em 2023, Coisa Mansa foi o projeto selecionado para a residência artística da Escola do Rock de Paredes de Coura. Desde a passagem por este importante movimento musical, que leva diferentes músicos no mês de julho a Paredes de Coura, Coisa Mansa tem tocado em diversos locais como banda residente, como aconteceu no último mês de Maio, na Espanha, em Pontevedra, no Incode Fest 2024.
Quem são os Coisa Mansa?
Três primos que começaram a tocar no confinamento da Covid-19, a que mais tarde se juntou o baterista. Desde 2022 que criam temas originais, instrumentais. Nasceram e partilharam a mesma escola de música da freguesia de onde são oriundos, Perre.
Com diferentes estéticas e referências, viajam pelo caminho do rock, fusão e outros lugares difíceis de definir ainda, tocam aquilo que os prende à música, numa forte vontade de levar as suas criações a diferentes públicos. Entraram também este ano para a editora/produtora Sons Fantasma, junto com as bandas Mr.Miyagi e Puto.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.