A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.
O concerto, em representação da Escola do Rock de Paredes de Coura, está agendado para o dia 24 de julho às 21h30 e acontece na esplanada da Casa da Música.
Entre as mais de 70 atuações de vários géneros musicais que vão animar este “Verão da Casa”, desde a música sinfónica e bandas filarmónicas até às novidades do rock, pop, jazz e muito mais, Coisa Mansa será uma delas. A atuação da banda vianense vai incluir temas totalmente originais, alguns apresentados pela primeira vez.
Em 2023, Coisa Mansa foi o projeto selecionado para a residência artística da Escola do Rock de Paredes de Coura. Desde a passagem por este importante movimento musical, que leva diferentes músicos no mês de julho a Paredes de Coura, Coisa Mansa tem tocado em diversos locais como banda residente, como aconteceu no último mês de Maio, na Espanha, em Pontevedra, no Incode Fest 2024.
Quem são os Coisa Mansa?
Três primos que começaram a tocar no confinamento da Covid-19, a que mais tarde se juntou o baterista. Desde 2022 que criam temas originais, instrumentais. Nasceram e partilharam a mesma escola de música da freguesia de onde são oriundos, Perre.
Com diferentes estéticas e referências, viajam pelo caminho do rock, fusão e outros lugares difíceis de definir ainda, tocam aquilo que os prende à música, numa forte vontade de levar as suas criações a diferentes públicos. Entraram também este ano para a editora/produtora Sons Fantasma, junto com as bandas Mr.Miyagi e Puto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.