No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Criada a 4 de janeiro de 1838, por decreto de D. Maria II, a Banda da Guarda Municipal, posteriormente designada de Banda de Música da Guarda Nacional Republicana, após a implementação da República, é conhecida pelo elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica, assim como o seu amplo e valioso arquivo permitem que esta atinja em concerto um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.
O Maestro Alferes Ricardo Torres é licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos Professores Manuel Jerónimo e Paulo Gaspar e Mestre em Ensino de Música no Instituto Piaget de Almada. Ao longo do seu percurso colaborou com diversas orquestras. Estudou Direção de Orquestra com o maestro Jean-Sébastien Béreau, e é Diretor Artístico e Maestro da Banda dos B.V. de Ílhavo – Música Nova. De 2005 a 2022 foi solista da Banda Sinfónica e Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana. Em janeiro de 2023, o Maestro Alferes Ricardo Torres assumiu o cargo de Chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
Com início rigoroso agendado para as 21h30, o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana no Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira é de entrada gratuita, mas sujeito à lotação do espaço. Os bilhetes serão disponibilizados a partir das 20h30, no próprio local.
O presente concerto enquadra-se na Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade, cujas cerimónias oficiais decorreram a 1 de outubro, em Vila Nova de Cerveira, com um programa específico da responsabilidade daquele Comando.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.