No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Criada a 4 de janeiro de 1838, por decreto de D. Maria II, a Banda da Guarda Municipal, posteriormente designada de Banda de Música da Guarda Nacional Republicana, após a implementação da República, é conhecida pelo elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica, assim como o seu amplo e valioso arquivo permitem que esta atinja em concerto um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.
O Maestro Alferes Ricardo Torres é licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos Professores Manuel Jerónimo e Paulo Gaspar e Mestre em Ensino de Música no Instituto Piaget de Almada. Ao longo do seu percurso colaborou com diversas orquestras. Estudou Direção de Orquestra com o maestro Jean-Sébastien Béreau, e é Diretor Artístico e Maestro da Banda dos B.V. de Ílhavo – Música Nova. De 2005 a 2022 foi solista da Banda Sinfónica e Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana. Em janeiro de 2023, o Maestro Alferes Ricardo Torres assumiu o cargo de Chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
Com início rigoroso agendado para as 21h30, o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana no Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira é de entrada gratuita, mas sujeito à lotação do espaço. Os bilhetes serão disponibilizados a partir das 20h30, no próprio local.
O presente concerto enquadra-se na Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade, cujas cerimónias oficiais decorreram a 1 de outubro, em Vila Nova de Cerveira, com um programa específico da responsabilidade daquele Comando.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.