O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
A banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, mas também o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À Roda pelas estações do Ensemble Provinciano, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) marcam o arranque do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, com um programa de entrada livre que contempla concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais ao longo de dois fins-de-semana, 9 a 11 e 16 a 18 de maio.
Assim, já esta sexta-feira a banda galega Raposa — um projeto consolidado sobre uma base de corda dedilhada, numa execução repleta de nuances e delicadeza — sobe ao palco do Centro Cultural pelas 21h30, enquanto o sábado nos traz pela tarde, na Casa Grande de Romarigães, o quarteto de jazz GODUA, num concerto que marca o lançamento do disco de estreia “STOP”, o 107º disco do catálogo do Carimbo Porta-Jazz.
A noite de sábado também nos oferece o Duo Murat Coşkun e Beatriz Picas — uma combinação Worldpercussion, cantando com o violoncelo, tocando com a voz, fazendo a percussão chorar e sorrir –, na Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura, pelas 21h30, enquanto a tarde de domingo nos sugere À Roda pelas estações, pelo Ensemble Provinciano, assente na música tradicional portuguesa, com um especial afeto pela proveniente da região minhota. Pelo meio ainda há o Workshop de Canto e Dança – À Roda, na tarde de sábado, na sede da Junta de Freguesia de Rubiães, o Passeio Gastronómico na manhã de domingo ilustrado pela música do guitarrista e produtor português Amigo Ivo e o harpista colombiano Juan Cólon.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.