O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
A banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, mas também o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À Roda pelas estações do Ensemble Provinciano, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) marcam o arranque do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, com um programa de entrada livre que contempla concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais ao longo de dois fins-de-semana, 9 a 11 e 16 a 18 de maio.
Assim, já esta sexta-feira a banda galega Raposa — um projeto consolidado sobre uma base de corda dedilhada, numa execução repleta de nuances e delicadeza — sobe ao palco do Centro Cultural pelas 21h30, enquanto o sábado nos traz pela tarde, na Casa Grande de Romarigães, o quarteto de jazz GODUA, num concerto que marca o lançamento do disco de estreia “STOP”, o 107º disco do catálogo do Carimbo Porta-Jazz.
A noite de sábado também nos oferece o Duo Murat Coşkun e Beatriz Picas — uma combinação Worldpercussion, cantando com o violoncelo, tocando com a voz, fazendo a percussão chorar e sorrir –, na Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura, pelas 21h30, enquanto a tarde de domingo nos sugere À Roda pelas estações, pelo Ensemble Provinciano, assente na música tradicional portuguesa, com um especial afeto pela proveniente da região minhota. Pelo meio ainda há o Workshop de Canto e Dança – À Roda, na tarde de sábado, na sede da Junta de Freguesia de Rubiães, o Passeio Gastronómico na manhã de domingo ilustrado pela música do guitarrista e produtor português Amigo Ivo e o harpista colombiano Juan Cólon.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.