O Banco Alimentar Contra a Fome organiza no fim de semana uma nova campanha de recolha de alimentos, que contará com mais de 40 mil voluntários.

Em comunicado, o Banco Alimentar revela que, nesta campanha, com o mote “A sua ajuda pode ser o que ainda faz falta à mesa de uma família”, os portugueses podem doar alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais em todo o país.
De acordo com a instituição, a campanha de recolha realiza-se de forma presencial em 25 e 26 de maio (sábado e domingo) e prolonga-se até 06 de junho no canal ‘online’ do Banco Alimentar.
A instituição apela “ao contributo individual dos portugueses, incentivando à partilha de alimentos que fazem parte da mesa das famílias, consoante a disponibilidade de cada um, numa ação de solidariedade que assume um caráter coletivo, com vista a melhorar a vida de famílias com necessidades”.
Em declarações à Lusa, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, afirmou que as campanhas de recolha de alimentos são “absolutamente essenciais para o abastecimento dos bancos alimentares” porque, nestas campanhas, são angariados produtos básicos que são importantes para as famílias carenciadas.
“Ao longo de todo o ano o Banco Alimentar recebe produtos como fruta, iogurtes, chocolates, entre outros, que são excedentes de produção, mas os produtos básicos como arroz, azeite e leite, só temos com a doação das pessoas”, explicou Isabel Jonet.
Questionada sobre os pedidos de apoio por parte das famílias, a presidente do Banco Alimentar considerou que, apesar do aumento de alguns apoios sociais públicos, “o número de pedidos de apoio não diminuiu” desde a última campanha em dezembro de 2023.
“Há menos idosos a pedir apoio porque efetivamente foram aprovadas um conjunto de medidas que ajudam os idosos a minorar a sua situação de pobreza e os seus rendimentos muito, muito baixos, mas vemos hoje um conjunto de pessoas que têm trabalho mas não ganham o suficiente para fazer face a este aumento do custo de vida”, sublinhou.
Isabel Jonet defendeu ainda que a ajuda dada pelo Banco Alimentar deve ser “o tão temporária quanto possível”, para não criar assistencialismo.
“Aquilo que nós gostaríamos era que as pessoas pudessem autonomizar-se e não necessitar de ajuda, seja ela qual for”, sustentou.
No ano passado, os 21 Bancos Alimentares ajudaram cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares comprovadas em parceria com mais de 2.400 organizações sociais.
Segundo a organização, para participar na campanha “basta aceitar um saco do Banco Alimentar e aí colocar bens alimentares” e entregar aos voluntários à saída do supermercado.
O Banco Alimentar lembra que, dos alimentos que os portugueses podem doar, há preferência por bens não perecíveis, como leite, conservas, massa, arroz, azeite, açúcar e farinha.
Os produtos serão depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região do país, onde são pesados, separados e acondicionados para serem entregues às entidades beneficiárias.
Além da doação presencial, também é possível doar através do portal de doação ‘online’ e com vales que estarão disponíveis nas linhas de caixa dos supermercados até 06 de junho.
“Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa quer doar ao Banco Alimentar”, explica a instituição.
O Banco Alimentar Contra a Fome, criado em Portugal em 1991, tem como missão “lutar contra o desperdício e prestar apoio a quem mais precisa de se alimentar”, em parceria com instituições de solidariedade e trabalho voluntário.
Viana do Castelo volta a marcar presença na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre entre 27 de junho e 5 de julho, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, reforçando a promoção turística, cultural e artesanal do concelho naquele que é considerado o maior certame de artesanato da Península Ibérica e o segundo maior da Europa.
A Águas do Alto Minho está a investir cerca de 730 mil euros na modernização de infraestruturas de saneamento nos concelhos de Caminha e Valença, numa intervenção que visa aumentar a eficiência operacional dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.
Terminou esta terça-feira a tradicional marcação dos cavalos Garranos na Serra de Santa Luzia, uma operação anual que envolveu criadores, técnicos e colaboradores da Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia, com sede em Outeiro, no concelho de Viana do Castelo.
O Fórum Cultural das Neves, em Vila de Punhe, acolheu no passado dia 20 de junho uma mesa-redonda dedicada ao tema “Territórios UNESCO – O desafio do Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.