Logo
Nacional

Banco Alimentar inicia nova campanha de recolha este fim de semana

30 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Banco Alimentar Contra a Fome promove no fim de semana mais uma campanha de recolha de alimentos em mais de dois mil supermercados de todo o país, envolvendo mais de 40 mil voluntários.

Esta campanha surge numa altura em que a “taxa de pobreza em Portugal continua muito elevada”, de acordo com a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet.

O lema da campanha, que visa melhorar a vida das famílias com necessidades, é “A sua ajuda tem um nome: o nome de quem a vai receber”, destaca esta quarta-feira o Banco Alimentar em comunicado.

Os voluntários disponibilizam nas lojas envolvidas sacos do Banco Alimentar a quem quiser ajudar quem mais precisa, pedindo as associações que sejam dados “bens alimentares não perecíveis”, como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha e massas.

Os produtos serão depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar da respetiva região, onde serão pesados, separados e acondicionados para entrega às entidades beneficiárias, à semelhança das anteriores campanhas.

A participação pode também ser feita através da modalidade “Ajuda Vale”, já utilizada em campanhas anteriores, e que assenta na contribuição através de vales de produtos, que estarão disponíveis até dia 8 de junho nas caixas dos supermercados.

“Numa altura em que a situação está muito difícil para tantas famílias, a campanha do Banco Alimentar alerta para uma realidade por muitos ignorada e mobiliza toda a sociedade para uma causa que é maior que cada um de nós. A partilha de alimentos básicos tem um impacto real em pessoas concretas”, destaca a presidente.

Isabel Jonet lembra que a “taxa de pobreza em Portugal continua muito elevada, há muitos idosos que vivem sós, e o peso da habitação representa uma fatia muito elevada de orçamentos já de si muito esticados, colocando numa situação de fragilidade pessoas que têm trabalho, mas não ganham o suficiente para fazer face a todas as despesas”.

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares contribuíram com alimentos para mais de 360 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, em parceria com 2300 organizações sociais, e entregaram mais de 100 toneladas de comida por dia útil, num total de 27,8 mil toneladas entregues durante o ano.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.