O Banco Alimentar de Viana do Castelo (BAVC) vai realizar a sua 27ª campanha no distrito.
A capacidade da entidade de recolher alimentos nos próximos dias 26 e 27 de novembro, depende da capacidade de mobilização de voluntários para colaborarem com o BAVC numa superfície comercial junto da sua residência (nas mais de 80 em todo o distrito) ou no armazém (em Vila Nova de Anha | Viana do Castelo).
Só conseguimos ajudar se nos ajudarem!
Este é um período difícil com perspetivas incertas, no entanto o BAVC tem estado sempre de portas abertas desde junho de 2009, mesmo no período de pandemia de COVID-19. Estivemos sempre presentes em contextos muito difíceis para muitos indivíduos, e para as instituições que os apoiam, que estavam privados de alimentos.
O nosso esforço é sempre enfrentar o desafio, não apenas no sentido de evitar que alimentos excedentes e bons se tornem desperdício, mas também para garantir a entrega segura e a redistribuição às instituições (IPSS) que ajudam essas pessoas e são parceiras do BAVC, das dádivas generosas que nos são entregues, nomeadamente via campanhas como a que se avizinha.
Esta cadeia de valor só é possível com voluntariado. A solidariedade e a colaboração de cada um de nós, são uma maneira crucial de minimizar e sairmos destes tempos desafiadores melhores, mais fortes e juntos.
Os voluntários podem Inscrever-se até ao próximo dia 22 de novembro em: https://campanha.bancoalimentar.pt/
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.