Logo
Regional

Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo quer ser “como um centro comercial ao ar livre”

26 Janeiro, 2024 | 11:54
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo promoveram uma sessão de apresentação do Bairro Comercial Digital a perto de uma centena de comerciantes.

O projeto representa um investimento de 1,3 milhões de euros, com o apoio do PRR, com o objetivo de transformar a zona histórica da cidade num verdadeiro “centro comercial ao ar livre”, tornando-a mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu a mobilização dos comerciantes da cidade nesta fase que é de auscultação para definição do plano de ação do projeto, referindo que “em conjunto e comunicando, podemos fazer mais e melhor”.

“Temos de estar todos disponíveis para nos atualizarmos e adaptarmos às novas exigências dos visitantes, dos residentes e dos consumidores”, frisou o autarca.

Na abertura da sessão, o vereador com o pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, indicou que a candidatura ao Bairro Comercial de Viana do Castelo mereceu um financiamento de 1,3 milhões de euros do PRR, num investimento “a executar até finais de 2025”.

“O conceito dos Bairros Comerciais Digitais não tem só a ver com o digital, pretende o evoluir e o atualizar de todo o processo do comércio e dos bairros”, indicou, assegurando que o projeto “será pensado como um shopping, como um centro comercial ao ar livre que pretende aumentar a capacidade, atratividade e afluência ao centro histórico”.

“O digital é complementar ao vosso processo de comercialização, não quer substituir o atendimento presencial” nos cerca de 420 estabelecimentos comerciais existentes na zona, disse Ricardo Rego. “A vertente da tecnologia será introduzida em toda a área do Bairro, que inicia junto ao antigo Governo Civil, pelo interior da linha de comboio, até ao Campo d’Agonia, mas esta não é uma área estanque e o objetivo é poder ramificar este projeto”, realçou.

O projeto é assumido como uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade. A intenção do Município em requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, que é um dos principais pontos de interesse da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, fez avançar esta candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022. Em 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do País, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1,3 milhões de euros.

O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro. A utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências promoverá uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Nesta zona, existirá um portfólio de serviços e equipamentos mais orientado para o consumidor, com uma identidade visual comum, montras digitais e mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública de acesso à internet, e outro tipo de amenidade e um programa de eventos com vista à criação de um espaço moderno e atrativo, que promova a qualidade de vida e o bem-estar, e que revitalize o comércio tradicional, através das tecnologias digitais aplicadas à cultura e património da zona histórica.

Este projeto vai criar experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre as empresas e os seus clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro da cidade.

No inquérito realizado no âmbito da candidatura, mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.