A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo promoveram uma sessão de apresentação do Bairro Comercial Digital a perto de uma centena de comerciantes.
O projeto representa um investimento de 1,3 milhões de euros, com o apoio do PRR, com o objetivo de transformar a zona histórica da cidade num verdadeiro “centro comercial ao ar livre”, tornando-a mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu a mobilização dos comerciantes da cidade nesta fase que é de auscultação para definição do plano de ação do projeto, referindo que “em conjunto e comunicando, podemos fazer mais e melhor”.
“Temos de estar todos disponíveis para nos atualizarmos e adaptarmos às novas exigências dos visitantes, dos residentes e dos consumidores”, frisou o autarca.
Na abertura da sessão, o vereador com o pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, indicou que a candidatura ao Bairro Comercial de Viana do Castelo mereceu um financiamento de 1,3 milhões de euros do PRR, num investimento “a executar até finais de 2025”.
“O conceito dos Bairros Comerciais Digitais não tem só a ver com o digital, pretende o evoluir e o atualizar de todo o processo do comércio e dos bairros”, indicou, assegurando que o projeto “será pensado como um shopping, como um centro comercial ao ar livre que pretende aumentar a capacidade, atratividade e afluência ao centro histórico”.
“O digital é complementar ao vosso processo de comercialização, não quer substituir o atendimento presencial” nos cerca de 420 estabelecimentos comerciais existentes na zona, disse Ricardo Rego. “A vertente da tecnologia será introduzida em toda a área do Bairro, que inicia junto ao antigo Governo Civil, pelo interior da linha de comboio, até ao Campo d’Agonia, mas esta não é uma área estanque e o objetivo é poder ramificar este projeto”, realçou.
O projeto é assumido como uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade. A intenção do Município em requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, que é um dos principais pontos de interesse da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, fez avançar esta candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022. Em 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do País, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1,3 milhões de euros.
O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro. A utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências promoverá uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.
Nesta zona, existirá um portfólio de serviços e equipamentos mais orientado para o consumidor, com uma identidade visual comum, montras digitais e mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública de acesso à internet, e outro tipo de amenidade e um programa de eventos com vista à criação de um espaço moderno e atrativo, que promova a qualidade de vida e o bem-estar, e que revitalize o comércio tradicional, através das tecnologias digitais aplicadas à cultura e património da zona histórica.
Este projeto vai criar experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre as empresas e os seus clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro da cidade.
No inquérito realizado no âmbito da candidatura, mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.