Logo
Regional

Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo quer ser “como um centro comercial ao ar livre”

26 Janeiro, 2024 | 11:54
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo promoveram uma sessão de apresentação do Bairro Comercial Digital a perto de uma centena de comerciantes.

O projeto representa um investimento de 1,3 milhões de euros, com o apoio do PRR, com o objetivo de transformar a zona histórica da cidade num verdadeiro “centro comercial ao ar livre”, tornando-a mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu a mobilização dos comerciantes da cidade nesta fase que é de auscultação para definição do plano de ação do projeto, referindo que “em conjunto e comunicando, podemos fazer mais e melhor”.

“Temos de estar todos disponíveis para nos atualizarmos e adaptarmos às novas exigências dos visitantes, dos residentes e dos consumidores”, frisou o autarca.

Na abertura da sessão, o vereador com o pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, indicou que a candidatura ao Bairro Comercial de Viana do Castelo mereceu um financiamento de 1,3 milhões de euros do PRR, num investimento “a executar até finais de 2025”.

“O conceito dos Bairros Comerciais Digitais não tem só a ver com o digital, pretende o evoluir e o atualizar de todo o processo do comércio e dos bairros”, indicou, assegurando que o projeto “será pensado como um shopping, como um centro comercial ao ar livre que pretende aumentar a capacidade, atratividade e afluência ao centro histórico”.

“O digital é complementar ao vosso processo de comercialização, não quer substituir o atendimento presencial” nos cerca de 420 estabelecimentos comerciais existentes na zona, disse Ricardo Rego. “A vertente da tecnologia será introduzida em toda a área do Bairro, que inicia junto ao antigo Governo Civil, pelo interior da linha de comboio, até ao Campo d’Agonia, mas esta não é uma área estanque e o objetivo é poder ramificar este projeto”, realçou.

O projeto é assumido como uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade. A intenção do Município em requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, que é um dos principais pontos de interesse da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, fez avançar esta candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022. Em 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do País, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1,3 milhões de euros.

O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro. A utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências promoverá uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Nesta zona, existirá um portfólio de serviços e equipamentos mais orientado para o consumidor, com uma identidade visual comum, montras digitais e mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública de acesso à internet, e outro tipo de amenidade e um programa de eventos com vista à criação de um espaço moderno e atrativo, que promova a qualidade de vida e o bem-estar, e que revitalize o comércio tradicional, através das tecnologias digitais aplicadas à cultura e património da zona histórica.

Este projeto vai criar experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre as empresas e os seus clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro da cidade.

No inquérito realizado no âmbito da candidatura, mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.